quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mais uma vez... Polémica no grupo de Espanhol.

Recebido por email e a merecer divulgação. Apenas um reparo: Seria importante que os colegas que conhecem casos similares ao que abaixo se apresenta, referissem quais as Universidades onde os requisitos de ingresso neste tipo de mestrados não são cumpridos... Falar no geral, decerto não irá ajudar na divulgação desta polémica.

Nota: Os negritos são de minha autoria.

"Caro colega

Desculpe o incómodo, sou seguidora do seu blog e penso que me pode ajudar numa situação. estou a enviar para tudo que é "comunicação social" uma situaçao que merece ser denunciada. Se puder divulgue no seu blog por favor!

Normalmente para poder ser professor de espanhol temos que ter uma licenciatura em Espanhol via ensino (5 anos), mas agora com bolonha fazemos uma licenciatura de 3 anos mais 2 anos de mestrado. na prática é o mesmo antes ou depois de bolonha, tem é nomes diferentes: uns são licenciados outros têm o mestrado. Mas o problema é o seguinte: segundo a lei para tirar um mestrado em ensino de espanhol /português, por exemplo, temos que ter uma licenciatura que tenha 60 créditos de ESPANHOL. Qualquer universidade nos requisitos de admissão tem essa informação. Mas parece que a lei não se cumpre!! Como eu sozinha não posso fazer nada , penso que a comunicaçao social podia denunciar esta situaçao: ver se actualmente os alunos que estão em mestrado reunem as condiçoes legais para o poder frequentar. Sei de universidades que aceitaram candidatos de português/Francês sem uma unica cadeira de espanhol ou só com o DELE .

Estas pessoas no final vão estar ao mesmo nível de pessoas que passaram 5 anos na universidade em vez de dois. Agradeço a sua atenção e desculpe mais uma vez o incómodo.

Carina lopes"

5 comentários:

  1. Há universidades no norte do país e que não a Universidade do Minho, porque essa cumpre, que deixam alunos entrar no seu mestrado sem os sessenta créditos, ou então dão-lhes equivalências ao DELE. No Norte do País deveria haver uma vestoria profunda às universidades.

    ResponderEliminar
  2. Só por acaso, já enviaram essas infirmações, com as universidades devidamente indicadas para a Inspecção-Geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior?

    O site é http://www.igces.mctes.pt/
    mail: geral@ig.mctes.pt

    É esta a instituição para qual devem denunciar essas situações.

    ResponderEliminar
  3. Exacto, Advogado do Diabo. Por mais que se divulgue é necessário identificar as universidades, juntar provas e remetê-las a quem de direito.

    ResponderEliminar
  4. O exame do DELE é feito através da universidade de Salamanca que é quem realiza e corrige os exames.
    Muitos de vocês com os 60 créditos deviam apresentar o exame DELE e estou certa que nem o 20% consegue aprova-lo. Eu apresentei este exame em Novembro, sou de língua materna espanhola, estudei em espanhol toda a minha escola e licenciatura e achei que o exame tinha um nível elevadíssimo, tanto é assim que a maioria que foram apresentar este exame eram professores com os 60 créditos,depois tínhamos que apresentar o exame oral e uma grande percentagem não apareceram ao oral, porque basta errar uma das 4 provas escritas num 30% para chumbar e como consideraram que não tinham hipóteses de passar simplesmente desistiram do oral. Ainda não chegaram os resultados da Universidade de Espanha, mas estou certa que das 315 pessoas que fizemos exame, não devem passar mais de 50 e quem conseguir passar sabe realmente espanhol. xau

    ResponderEliminar
  5. Não sei é pertinente (tanto tempo após o 1º comentário)deixar aquí o meu comentário mas não resisto. É lamentável como as pessoas se agarram a ideais erradas e as defendem como se tivessem razão quando o que têm é medo de ficar sem emprego. Tal como é referido no comentário anterior, o DELE certifiva, repito CERTIFICA, um nivel de conhecimento elevado e não é um faz e conta qualquer como alguns querem fazer acredtar. Eu lecciono espanhol há alguns anos,tenho obra publicada (e usada por vós e pelos vossos alunos)mas não sou licenciada em espanhol. Também já trabalhei bem de perto com professores que o são e conheço muitissimo bem o nível de conhecimentos que adquiriram em muitas universidades!

    ResponderEliminar