quarta-feira, 29 de julho de 2009

Esclarecimento de dúvidas relativas a DACL (parte II).

Existem várias questões relativamente ao concurso DACL, que merecem ser respondidas, no entanto, não posso responder àquelas que não encontram resposta em lei.

Relativamente às implicações do concurso DACL, nas restantes tipologias concursais (DCE, DAR e Contratação), vejamos algumas considerações:

a) Como todos sabemos, a ordenação para esta fase consiste na seguinte sequência: 1.º - DACL, 2.º - DCE, 3.º - DAR e 4.º - Contratação.

b) Por este motivo, e para este concurso, os colegas mais «beneficiados» serão os colegas dos quadros de zona pedagógica que não obtiveram colocação e os colegas dos quadros de agrupamento / quadros de escola não agrupada sem componente lectiva (que serão «obrigados» a concorrer a DACL). Como serão os primeiros a ser colocados, decerto ficarão mais próximo de casa...

Declaração de interesses: Sou QZP não colocado na 1.ª fase, e irei concorrer a DACL.

c) Considero assim, que esta segunda fase concursal, irá contribuir para enormes injustiças, no que diz respeito a alguns colegas que concorrem a DCE. Não acho de todo correcto que um colega com um problema grave de saúde seja ultrapassado desta forma, em termos de prioridade. Esta situação já deveria ter sido alvo de reparo pelos sindicatos. Obviamente que coloquei que a injustiça, será para alguns, pois como sabemos nem todas as situações de DCE são «transparentes»...

d) Relativamente ao Anexo VII, parece-me que o mesmo não terá surgido por mero acaso. Vejamos o título deste anexo: "Identificação dos Quadros de Zona Pedagógica, por grupo de recrutamento, para onde os professores de QZP poderão manifestar preferências para colocação em necessidades transitórias". Uns QZP´s estão seleccionados para determinados grupos de recrutamento e outros não... Estranho, não é? Poderá não ser, se considerarmos que a maioria dos QZP´s seleccionados no anexo VII, são aqueles onde costumam existir o maior n.º de colegas contratados com horários completos, por grupo de recrutamento. O que poderá isto significar? Bem... Poderá significar que, muitos daqueles colegas contratados que conseguiam horário completo bem próximo de «casa», serão «empurrados» para mais longe e/ou com menos horas (Atenção que esta situação não será igual para todos os grupos de recrutamento). Objectivo? Simples... Um QZP «ganha» sempre o mesmo (independentemente da sua componente lectiva), enquanto um contratado, não. Outras conclusões poderiam ser retiradas relativamente à situação dos contratados com este anexo VII, no entanto, não as irei fazer pois considero-as bastante desmotivantes.

e) Se juntarmos o reduzidíssimo número de novas entradas em quadros (417), o número de colegas QZP por colocar (cerca de 12 000), a prioridade dada aos colegas que concorrem a DACL e o anexo VII, poderemos concluir que os objectivos do Governo são claros. Só para citar dois: «apontar» excedentários onde eles não existem e reduzir o número de horários completos ocupados com colegas contratados. Objectivos economicistas, que trarão graves consequências a curto e médio prazo...

Bem sei que as considerações que fiz acima, são pessimistas, no entanto, prefiro traçar um cenário um pouco mais «negro», em vez de acreditar que o «tsunami» de horários que agora vai aparecer, irá resolver tudo. Os muitos horários que poderão aparecer nesta fase, não deverão servir de argumento para nos esquecermos de tudo o que este governo tem feito contra os professores. Estes horários, não irão eliminar a precariedade dos docentes contratados, nem deixar os colegas QZP´s sem componente lectiva, descansados...

20 comentários:

  1. Mais uma razão para eu não colocar o anexo VII. Desconhecia essa associação.

    ResponderEliminar
  2. Rita, é mais uma razão para colocar.
    Os 1ºs falsos excedentários são a1ueles que não colocarem o anexo.

    ResponderEliminar
  3. Bravo! Muito bom, caro Ricardo. Obrigado por estes esclarecimentos. F.S.

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, qto ao que falamos, não há regras para a colocação nos DACL, podem colocar em qq horário. E devem estar à espera de saber qtos horários existem e qtos DACl existem para decidir o que vão fazer.

    ResponderEliminar
  5. Rita, concordo com o Advogado do Diabo! Quem não colocar o anexo VII, pode ficar no seu QZP em actividades não lectivas...mais tarde é considerado excedentário. Pense bem...

    ResponderEliminar
  6. A colocação dos DACL em horários incompletos/completos vai depender do nº de horários; isso também pode explicar a razão para o concurso se realizar tão tarde: esperar que as escolas "contem" bem as horas disponíveis.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me que a ausência de «regras» de colocação dos colegas em DACL (no que concerne à tipologia de horários), poderá servir determinados interesses. Como não legislaram, não se comprometeram. És capaz de ter razão, Advogado.

    ResponderEliminar
  8. Pobres contratados!!! O que irá ser de mim... :(

    ResponderEliminar
  9. De mim também...mas já estou à espera disto...

    ResponderEliminar
  10. é o que dá sermos desunidos e o pior é que vamos continuar a ser assim. Lamentável.

    ResponderEliminar
  11. Não queria estar na pele de contratado.... coragem colegas!

    ResponderEliminar
  12. Ora, 3 x 5000 dá ..hmmm.. é só fazer as contas...
    Ser contratado vai ser mau durante alguns anos até que depois precisem de professores e não os têem. Eu saí da profissão há alguns anos(espero que não para sempre) por causa da eternidade contratual insegura. E comigo foram vários meus amigos e conhecidos. Com esta cadência de reformas, não dou mais do que 5 anos, para que depois não haja professores suficientes em vários grupos. Aliás, tal como acontece por essa Europa fora. O Ricardo tem razao, a médio prazo esta "poupança" trará consequências nefastas para o ensino

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma dúvida em relação à manifestação de preferências dos QZP. Se esta segue o artigo 12º, a escolha das escolas/concelhos/etc é perfeitamente aleatória, não temos que respeitar o que até aqui existia como afectação (pelo menos é o que leio no aviso de abertura e respectivos DL). Por outro lado, em contacto telefónico com a DGRHE, saiu a informação de que quem concorre a DACL deve primeiro esgotar a totalidade de escolas do seu qzp. Este continua a ser prioritário (a "antiga" afectação?) só após esgotar todas as escolas do seu qzp poderá ser colocado noutras preferências. E agora? O concurso começa amanhã e onde estão os esclarecimentos?

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde. Li com atenção toda a legislação e as análises feitas neste blog. No entanto, imaginei uma situação para a qual não encontro resposta e que vou tentar explicar da melhor maneira:
    - um grupo de recrutamento tem (por exemplo) 300 DACLs, em todo o país) por colocar;
    - esses 300 concorrem todos para as escolas da zona do Porto (por ex) e assinalam o QZP Porto do anexo VII.
    O que iria acontecer?
    - o ME ficava com 200 (por ex) profs. "pendurados" em bolsa e teria que contratar n profs. desse grupo pelo país todo, logo, um grande desperdício de dinheiro...
    Esta situação é difícil de acontecer, mas possível. Ora, todo este concurso foi pensado ao pormenor para economizar recursos. Será quq a DGRHE não previu esta situação e/ou não criou mecanismos para a evitar?
    Espero ter sido explícito; quem tiver alguma explicação que se pronuncie.

    ResponderEliminar
  15. Agradeço a vossa ajuda, mas acho que vou esquecer o dito anexo, pq tenho tido lugar no "meu QZP". Parece-me que eles pretendem que as pessoas se apavorem e eu não quero entrar no jogo deles. Se com a minha decisão puder ajudar um contratado tanto melhor, porque conheço bem essa realidade.
    Obrigada de novo.

    ResponderEliminar
  16. Gostava de saber até que ponto é fidedigna a informação disponibilizada pelo Advogado do Diabo quanto à ausência de regras na atribuição de horários para DACL.
    Porque esta tese invalida, por completo, a informação que me foi dada no CAT que afirmava, taxativamente, que os professores seriam colocados pela sua ordem de preferência, independentemente da carga lectiva/dimensão do horário.
    Em que ficamos? Qual é a credibilidade deste serviço?
    E não me parece que esta seja uma situação menor ou que interesse apenas a uma pequena minoria pelo que merecia que fosse indagada no intuito de aliviar a mente de muitos colegas, incluino eu, confessadamente...
    El Greco

    ResponderEliminar
  17. Para o anonimo das 4 e 58 depende da maneira como colocou a questao. o seu qzp esta implicito tal como no concurso interno quer manifeste ou nao intençao. pode manifestar as suas preferencias com total liberdade. tem a resposta nos postes do autor deste blogue. Não complique.

    ResponderEliminar
  18. Estou a ver as escolas do interior cheias de contratados. Já não basta serem contratados como terão que ir para longe de casa!

    "Tá bonito, ai tá tá"

    ResponderEliminar
  19. Boa noite, sou a Ana, concorri para o grupo 910 e n fiquei colocada na 1º fase, o meu grupo de recrutamento 110 e queria saber se alguém me consegue dizer para onde vão, nesta fase do concurso, as vagas do grupo 910.

    ResponderEliminar
  20. Olá Ana!
    O meu caso é idênico,apenas o gp difere.O meu gp de recrutamento é o 300;concorri ao 320 e ñ fiquei colocada.Sei que no meu QZP (15) há pelo menos 7 horários de Francês.Coloquei a questão no meu sindicato que me respondeu textu-
    almente que estava a discutir "o sexo dos anjos."
    Td indica que,como em 2006,os colegas contratados vão ficar colocados nestes horários e os QZPs do 300 licenciados em Port/francês (os que se encontram no final da lista de graduação como é o meu caso) irão para a tal lista que esta gentalha inventou.O que é que podemos fazer!Francamente já não sei!Há 3 anos dei a cara na comunicação social.Este ano acho que se isso acontecer vou apresentar queixa no tribunal internacional!
    Perdi a fé nos sindicatos apesar de ser sindicalizada.
    Relativamente ao meu gp de recrutamento fica a seguinte pergunta:
    O que irá acontecer com os horários mistos de Port/Francês(e sei existem)irão para o 300?E se ficar colocado nesse horário 1 prof. licenciado em Port.A confusão de 2006 irá sem sombra de dúvida repetir-se.VIVA O PS!!!!

    ResponderEliminar