quarta-feira, 29 de julho de 2009

A «debandada» continua...

Comentário: Este é o número de reformas entre Setembro de 2008 e Julho de 2009. 5100 colegas! Um aumento de 35% relativamente ao ano lectivo anterior... Nem quero pensar em 3 anos de reformas. Os números deverão ser estrondosos. E no final disto tudo, apenas se registaram 412 entradas, em quadros de agrupamento/escola não agrupada. No outro lado da moeda, temos milhares de vagas de QZP eliminadas e milhares de colegas reformados. Uma balança claramente desiquilibrada... Manutenção da situação precária da esmagadora maioria dos colegas contratados e simulação de excedentários (no que concerne aos colegas QZP sem colocação), são situações que deverão ser ponderadas aquando das eleições legislativas. Não se deixem enganar por colocações próximas de casa e pelo número de horários que irão surgir nesta segunda fase concursal.

7 comentários:

  1. Concordo totalmente com a análise. É algo anunciado, embora com subterfúgios, desde 2006.
    Também sou QZP não colocada.
    Ainda o DACL: o anexo VII sugere para o meu grupo de recrutamento o próprio QZP ao qual pertenço (além de outros). Parece-me absurdo ter que manifestar preferências por outro QZP, uma vez que o QZP ao qual pertenço é apresentado como tendo falta de professores no meu grupo de recrutamento. Confuso? Não! Simplesmente sem sentido...
    Que fazer nesta situação?

    ResponderEliminar
  2. Eis os números nos quais nos devemos concentrar e aos quais devemos dirigir as nossas energias e indignação, ao invés de nos dedicarmos (como tem acontecido com frequência nos últimos tempos nos vários "espaços" virtuais onde é possível encontrar professores) a lutas intestinas entre QZPs/QEs, quadros/contratados, QZPs continente/QZPs regiões, DACL/DAR,..., guerras estas que não nos levarão a lugar nenhum a não ser algum bem pior do que aquele em que já estamos por obra e graça da tutela, mas também por responsabilidade nossa.

    Boas férias para ti, Ricardo. Boas férias para todos por aqui.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo, atenção que devemos ter em atenção o seguinte. Nos grupos do 2º ciclo e 3º/Secundários não se pode fazer a correspondência de 1 reforma= 1 vaga. Nestes grupos o mais provavél é que os colegas que se reformaram já terem a redução máxima da componente lectiva. Assim pq cada colega que se reformou, nestes grupos, foram libertadas 14 horas. Para abrir uma vaga teriam de se reformar 2 colegas QE da mesma escola e do mesmo grupo. Assim é complicado dizer exactamente qtas vagas deveriam ter aberto devido a reformas, e qtos horários vão resultar destas reformas.
    P.S. Um exemplo nas escola onde estive nos dois últimos anos, que me recorde, só se reformou uma colega de Português. Tenta fazer as contas na escola onde estiveste e na escola da Sofia e podes começar a ter uma ideia.

    ResponderEliminar
  4. Embora o que dizes, Advogado, seja indiscutível, creio que concordarás que isso não invalida: (1) que, tendo em conta o número de reformas, mas não só, foi aberto um número de VAGAS ridiculamente inferior ao possível e desejável; (2) em contrapartida, abanar-se-ão aos quatro ventos da campanha eleitoral os números dos HORÁRIOS da segunda fase do concurso procurando-se, com eles confundir para reinar; (3) este Ministério foi efectivamente responsável por uma debandada sem precedentes.

    ResponderEliminar
  5. A análise do advogado é realistá. no 2º e 3º ciclo não podemos olhar só para os números. Na escola onde estive o ano passado reformaram-se 3 colegas de POrt/INg só abriram um horário completo e um incompleto. No caso do 1º ciclo a situação já é diferente: 1 reformado = 1 activo este ano lectivo. Mas no próximo ano lectivo com o numero decrescente de alunos e o aumento de centros educativos na minha area de residencia 8 novos centros. Cada centro que abre fecham 4 lugares de prof de 1º ciclo.
    Vão abriir o centros é 8* 4=
    Possível desemprego com tanto anos de serviço!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Sim, é essa a realidade do 2º ciclo; para uma escola abrir uma vaga (22 horas) é necessário que 2 docentes do mesmo grupo de reformem (14+14 horas)

    ResponderEliminar
  7. Escola Filipa de Lencastre
    gr. 400: 2 reformas + 2 contratados + 1 qzp = 2 vagas

    ResponderEliminar