terça-feira, 19 de maio de 2009

O tema do mês.


Comentário: Por aquilo que se pode ouvir na gravação, parece-me que existe aqui um grave problema de cariz psicológico, por parte da pessoa que está à frente da turma. Sente-se revolta nas palavras... Tanta, que impressiona o mais insensível dos colegas. Deve ter ocorrido algo, para que o tipo de respostas seja deste «calibre». É complicado comentar, pois a gravação em questão apenas «relata» uma fracção da aula. É necessário saber o que realmente aconteceu. Deve ter existido muita provocação. No entanto, não deixa de ser um caso de extrema gravidade, por diversos motivos. Por mais que queira ser solidário com a pessoa em questão, admito que ainda não consigo (mesmo sendo transmontano e estando habituado a tipos de linguagem mais «objectivos»). Aconselho a leitura deste post do Ramiro Marques.

7 comentários:

  1. Concordo com esta tua frase "É complicado comentar, pois a gravação em questão apenas «relata» uma fracção da aula. É necessário saber o que realmente aconteceu." Esta frase serve para não concodar com o resto do comentário. É muito "perigoso" fazer qualquer "julgamento" baseado numa série de excertos. Falta mta informação que desconhecemos. Por exemplo no Público e o JN encontras testemunhos de outros alunos dessa colega que dão outra imagem da colega. E a própria gravação levanta mtas questões. Não te esqueças de tudo o que foi dito há um ano sobre outra famosa gravação.
    A atitude mais correcta é esperar a conclusão do inquérito.

    ResponderEliminar
  2. TENHO LIDO VÁRIOS COMENTÁRIOS DE COLEGAS, AQUI E EM OUTROS BLOGUES, E PARA ALÉM DE TUDO QUE TEM SIDO DITO (GRAVAÇÃO CLANDESTINA E NÃO AUTORIZADA DA AULA, PREMEDITAÇÃO, UTILIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA E PRECIPITAÇÃO NA SUSPENSÃO POR PARTE DA PCE...) FICA A IDEIA QUE A COLEGA ESTARÁ A PASSAR POR UMA FASE MENOS BOA EM TERMOS PSICOLÓGICOS. ACHO ISTO DISPARATADO E MUITO PRECIPITADO, TENDO EM CONTA QUE SÓ FOI REVELADA PARTE DA GRAVAÇÃO NÃO SE CONHECENDO O CONTEXTO, OS ANTECEDENTES OU ATÉ A GENUINIDADE DA GRAVAÇÃO. OS PROFESSORES SÃO HOJE EM DIA EDUCADORES: HAVENDO NECESSIDADE, MUITAS VEZES DESVIO-ME DA MATÉRIA PARA ABORDAR ASSUNTOS QUE SERIAM MAIS DO FORO DE D.T. EM AULAS DE FORMAÇÃO CÍVICA. O PRECEDENTE ESTÁ ABERTO, REPUDIO VIVAMENTE A FORMA, NO MÍNIMO ESCABROSA, COMO O ASSUNTO ESTÁ A SER ABORDADO PELOS MEDIA, PELOS FASCISTAS DO COSTUME (AQUELES QUE COMENTAM NO PÚBLICO ONLINE CADA VEZ QUE O TEMA É EDUCAÇÃO) E ATÉ POR COLEGAS DE PROFISSÃO QUE, SE SÃO CUIDADOSOS NA FORMA COMO ABORDAM ASSUNTOS DELICADOS COM OS ALUNOS, TÊM A OBRIGAÇÃO DE O SER TAMBÉM QUANDO SE TRATA DE OUTROS PROFESSORES.

    ResponderEliminar
  3. É óbvio que a nossa colega não estava bem. Acho que deve ser isso mesmo, um problema psicológico. Não existe ABSOLUTAMENTE NENHUMA JUSTIFICAÇÃO para este tipo de comportamento por parte de um professor. Estaremos ao nível dos alunos ou quê? É correcto utilizar a mesma linguagem que os alunos usam? Justifica-se a humilhação de um aluno perante a turma? O descontrolo tem de ser protegido e defendido?

    Será que a escola não tem mecanismos para evitar confrontos deste tipo na aula? Mandava os alunos que estavam a provocar para a sala de estudo, marcava falta, por exemplo. Ao proceder da forma como procedeu perdeu toda a razão. Se procedessemos assim todos, passávamos o dia inteiro à porra e à massa com os alunos e com os EE.

    ResponderEliminar
  4. A defesa não deve ser cega tal como o ataque. Esperemos pelos resultados do inquérito!

    ResponderEliminar
  5. SR. ANÓNIMO: OBVIAMENTE NÃO SABE DO QUE ESTÁ A FALAR, O QUE “PODERÁ” SER INDÍCIO DE DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS, QUIÇÁ MUITO GRAVES. PELAS ENTRELINHAS DO SEU TEXTO TAMBÉM NÃO ME PARECE PERTENCER À CLASSE E ANÓNIMOS HÁ MUITOS, PODERIA SER O SR. ALBINO ALMEIDA A ESCREVER O COMENTÁRIO QUE "ASSINOU", OU ATÉ O EMPLASTRO (SEM OFENSA PARA ESTE VERDADEIRO ÍCONE DO CLUBE CAMPEÃO NACIONAL DA LIGA DE FUTEBOL). ACONSELHO-O VIVAMENTE A LER O ARTIGO DE OPINIÃO DE MANUEL ANTÓNIO PINA PUBLICADO NO JN DE HOJE: http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina . TENHA UM BOM DIA, E PARA A PRÓXIMA PENSE UM BOCADINHO ANTES DE DAR PALPITES SOBRE PSIQUIATRIA, SEM ANTES CONSULTAR O “PACIENTE” (ADMITINDO QUE É MÉDICO ESPECIALIZADO)! ASS: PEDRO CARVALHO, ADMINISTRADOR DO BLOGUE “CONFRARIA DOS GAJOS”: http://kekanelas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Para além do que já foi dito, acho muito estranho surgir esta "notícia" com destaque nacional (abertura em vários telejornais) em vésperas de manifestação de professores.

    ResponderEliminar
  7. Pelo que me apercebi, através da gravação apresentada no telejornal, esta senhora tem problemas psicológicos, mas isso pode acontecer a qualquer um de nós, ninguém está livre de isso lhe acontecer, seja qual for a sua profissão!
    Acho bem que seja suspensa, não como forma de penalização, mas como forma de protecção e para que seja devidamente ajudada.

    ResponderEliminar