segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mais um recurso extremamente relevante.

A partir de hoje, estará disponível um blogue, que acho ser merecedor da nossa atenção e contribuição. O blogue chama-se "Inferno Legislativo da Educação" (nome extremamente adequado) e visa facilitar e organizar o acesso à imensidão de leis, decretos-lei, decretos-regulamentares (etc, etc, etc.). Deixo-vos com a mensagem surrupiada (do blogue "O Cartel") do autor (e amigo) - "Advogado do Diabo":

"Uma das maiores dificuldades (minha e de muitos colegas) é encontrar a muita legislação que nos afecta. Para ajudar, iniciei hoje um blog onde pretendo organizar a legislação referente à nossa profissão (missão impossível. Agradeço desde já toda a ajuda, com indicação da legislação que conhecerem.O blog chama-se Inferno Legislativo da Educação, e podem encontrar-lo aqui: http://infernolegislativo.blogspot.com/. O mail para onde podem enviar a informação é o seguinte: melga.parte.pedra@gmail.com".

17 comentários:

  1. Olá boa noite Ricardo.
    Desculpe estar a utilizar este espaço para lhe solitar um esclarecimento.
    Encontro-me a leccionar no EPE.
    Concorri para vincular no continente.
    Se vincular no continente e não aceitar a colocação que penalização terei?
    Serei penaliizada dois anos lectivos? Não poderei dar aulas e no EPE?
    Obrigada
    Elisabete

    ResponderEliminar
  2. Colega, já lhe respondi num comentário a um post anterior.

    ResponderEliminar
  3. Colega Elisabete, eu também me encontro a leccionar no EPE e também concorri para vincular. O que tem circulado por aqui, entre os colegas que estão na mesma situação, é que se conseguirmos vincular e quisermos continuar no EPE podemos pedir licença sem vencimento.
    Ainda não li com muita atenção a legislação, por isso não tome as minhas palavras como certas. São meramente fruto de uma leitura na diagonal da legislação.
    Boa sorte...

    Cláudia

    ResponderEliminar
  4. Ola Claudia, o problema é mesmo esse. Nao poderemos continuar no EPE vinculando porque segundo o ECD ha o periodo probatorio e tal ... a avaliacao de desempenho.
    Por outro lado as licenças sem vencimento acabaram... e mesmo se esse cenario fosse possivel, para pedirmos licença seria necessario estamos em nomeação definitiva...
    Olhe está a leccionar onde?
    Tem horário completo?
    Elisabete

    ResponderEliminar
  5. Colega Ricardo, lamento informá-lo a mim não me respondeu... garanto-lhe...
    Aliás esta questão foi colocada por mim pela primeira vez...
    Se meu puder elucidar ficar-lhe-ia grata, caso não esteja ao seu alcance, obrigada à mesma.
    Elisabete

    ResponderEliminar
  6. Pois Elisabete, é como lhe disse, não estou muito por dentro do assunto porque quero mesmo regressar a Portugal. Se entretanto souber alguma coisa mais concreta colocarei aqui em resposta a um post.
    Eu estou em Londres desde 2006 com horário de 19 horas.

    Cláudia

    ResponderEliminar
  7. Eu na Suiça, tambem com 19 horas...
    Se calhar estamos com estas coisas e nem vamos vincular... alias olhando para as vagas seria impossivel... mas podera haver surpresas, e ha tanta coisa que entrara em jogo que nao sera de todo impossivel creio eu...
    Obrigada
    Boa sorte para si
    ELisabete

    ResponderEliminar
  8. Ricardo o que entende por isto?

    ECD - art.° 31

    8—O período probatório é suspenso sempre que
    o docente se encontre em situação de ausências ao
    serviço legalmente equiparadas a prestação de trabalho
    efectivo por um período superior a seis semanas
    consecutivas ou interpoladas, sem prejuízo da manutenção
    dos direitos e regalias inerentes à continuidade
    do vínculo laboral.

    Eu estando no EPE ingressando no quadro, poderei adiar o periodo probatorio e continuar no EPE?
    Por favor ajude-me, estou a dar em doida...com isto...

    ResponderEliminar
  9. O autor deste espaço não costuma ser mentiroso. Dei-me ao trabalho de procurar no motor de pesquisa deste site e encontrei a resposta.

    Leia

    http://profslusos.blogspot.com/2009/05/concurso-de-docentes-2009-uma-previsao.html#comment-4769305535649776126

    Acho que é isto.

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada, pela chamada de atenção...
    Não cheguei a ver a resposta...
    Obrigada Ricardo e desculpa lá qualquer coisinha...
    Beijinhos
    Elisabete M.

    ResponderEliminar
  11. Atenção, a elação do JPS não é a minha... nunca pensaria tal coisa... aliás o Ricardo é um exemplo de sobriedade, dedicação e profissionalismo...
    Poderia eventualmente, se ter confundido, mas nem isso ele se permite... lolollololol
    Admiro-o...
    Fique bem...
    elisabete m.

    ResponderEliminar
  12. perdão : "ilação" e não "elação" - é outra coisa...
    é o sono...
    Elisabete m.

    ResponderEliminar
  13. Para Elisabete M.: A resposta não é grande coisa, mas acredite que andei às voltas com a legislação. Quanto ao resto, «esqueça lá isso». E obviamente que me posso confundir, no entanto, no seu caso seria complicado pois ainda perdi um bom tempo.

    O que eu espero é que corra tudo bem com a sua situação.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Ricardo.

    Ah só uma observação: a sua bola de cristal estava certa! lololololol
    Intuição ou sorte????
    Elisabete M.

    ResponderEliminar
  15. Cara Elisabete, nem uma coisa nem outra... ;)

    Os segredos do oculto estão ao alcance de todos!!!... eheheheh

    ResponderEliminar
  16. Para Elisabete: Foi mesmo informação... Eh eh eh.

    ResponderEliminar
  17. lololololo
    Vocês são um espectáculo: uma boa dose de boa disposição... lolol

    Elisabete M.

    ResponderEliminar