quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CONCURSOS DE DOCENTES 2009 - Para quando?

O tema é recorrente... Para quando o início dos concursos de professores 2009?! Segundo todas as informações até agora disponíveis, os mesmos teriam início em finais de Fevereiro ou início de Março. Acho que podemos descartar o primeiro prazo apontado e esperar que o segundo se concretize. Ainda não estamos fora das estimativas apontadas aos PCE, como tal, teremos de aguardar mais um pouco.

O primeiro passo será a publicação do Decreto-Lei que aprovará o novo regime jurídico dos concursos (e que irá substituir o DL 20/2006). Algo que ainda não ocorreu.

Existem diversos resumos do novo diploma que rege os concursos, no entanto, aconselho a leitura dos posts que redigi sobre este tema, e cujos links podem encontrar na barra lateral direita (secção "Destaques"). No entanto, e se não tiverem paciência para ler todos os posts, leiam este
resumo (fonte: Sindep).

Dos vários aspectos negativos que os próximos concursos poderão trazer, realçam-se os seguintes:

- A conversão dos actuais Quadros de Escola (QE) para quadros de agrupamento (QA), com a consequente transferência automática dos docentes de quadro de escola para quadros de agrupamento;
- A obrigatoriedade de os docentes de quadro de zona pedagógica (QZP) serem opositores a um outro quadro de zona pedagógica ou passarem ao regime de mobilidade especial, na ausência de colocação no seu QZP;
- A eliminação do contrato administrativo de provimento e a sua substituição pelo contrato de trabalho a termo resolutivo;
- A impossibilidade de os professores titulares concorrerem nestes concursos, designadamente para destacamento por condições específicas.

Também surgiu a novidade da não obrigatoriedade da prova de ingresso para estes concursos, o que diga-se de passagem seria quase óbvio.

Bem sei que muitos de vocês procuram incessantemente nos motores de pesquisa, algo mais sobre estes concursos, mas asseguro-vos que não existe mais informação do que aquela que já foi amplamente publicitada neste e em outros blogues.

Infelizmente só nos resta esperar... e para alguns, desesperar. Mal existam novidades, coloco-as aqui. Fiquem descansados nesse aspecto.

6 comentários:

  1. É a segunda vez que aqui estou a escrever.
    Mas, na verdade visito o seu blog diariamente.
    Está adicionado ao lado dos considerados "melhores" da blogosfera.
    Sem dúvida que sim, pela informação actualizada e estruturada, pelas opiniões ponderadas e pelo humor discreto.
    Obrigado pela qualidade do seu trabalho.

    ResponderEliminar
  2. MUITO BEM. VAMOS TORCER PARA QUE TUDO CORRA BEM.

    ResponderEliminar
  3. Bem... Considerar este blogue como um dos melhores da blogosfera, poderá ser um pouco «puxado». Mas agradeço imenso essa classificação. Ainda bem que não desilude.

    Fico muito feliz por isso. São estes «mimos» que me continuam a dar força para continuar. Eu é que agradeço.

    ResponderEliminar
  4. Estou muito muito apreensiva com a questão de os QZP terem de concorrer para outra zona no caso de não conseguirem colocação na sua própria - Será concerteza o meu caso já que o Grupo de Inglês está muito mau!
    Então já não são precisos professores para suprir necessidades anuais?
    Será legal deslocar as pessoas que estão num quadro para outro sem contar com a grandeza da deslocação? Não devia haver um raio legal e razoável para limitar essa mudança? É que os QZP também foram criados por um Governo e não pelos próprios professores??
    Quem vai ficar com os lugares que surgirem após as formações de turmas?
    Estou mesmo preocupada!

    Parabéns pelo blog, pelo interesse, pela dedicação a esta causa
    Não fossem os blogs os professores estariam sozinhos, completamente sozinhos cada um com as suas angústias! Já está visto! Sindicatos, não sei, não os tenho visto falar disto!!!

    ResponderEliminar
  5. E é razão para ficares preocupada. Aliás, é razão para ficarmos todos preocupados. Infelizmente andamos todos demasiado absorvidos com a avaliação do desempenho e nem percebemos que vem aí uma enorme «avalanche».

    Agradeço o teu elogio. E é bem verdade... Não fossem os blogues dos professores e estariamos um pouco perdidos. E se digo isto, é porque eu também sinto isso. E não me refiro ao meu blogue, mas sim aos que costumo visitar diariamente.

    ResponderEliminar
  6. Pois e existirao suficientes vagas para suprir os 30.000 Qzp´s que concorrem a QA. é muita fruta. deus queira que sim. Isto é preocupante. E estas demoras hummmmm.... há muito que me inquietam. Mas pode ser que seja tudo ansiedade.

    ResponderEliminar