sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Finalmente... Apareceu e não disse nada de jeito.

No Jornal de Notícias a 23/01/2009: "A ministra da Educação disse esta sexta-feira à tarde, em resposta à rejeição no Parlamento da proposta do CDS para suspender a avaliação de professores, que esta é uma "situação incontornável" e que os docentes "estão preparados".

"Hoje é uma situação incontornável, as escolas estão todas a trabalhar, há milhares de professores que adquiriram competências, que estudaram os dossiês, que se prepararam e que estão preparados para fazer a avaliação de competências", declarou.
(...)
"Estou confiante que as medidas que tomámos permitem às escolas melhores condições para a concretização da avaliação de desempenho dos professores", realçou, acrescentando: "É meu desejo que ela ocorra de numa forma tão tranquila e confortável quanto possível". (...)"

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: E eu que até me "queixei" de já há muito, não ouvir nem ver a Ministra da Educação! Esta vai servir-me de lição, para não pensar novamente em "voz alta".

Que a avaliação do desempenho docente é uma situação incontornável, ninguém tem dúvidas. Que as escolas estão todas a trabalhar, já existem algumas dúvidas. Mas que "milhares de professores" adquiriram competências para proceder à avaliação de desempenho?! Bem... Se isso aconteceu, passou-me completamente ao lado. E provavelmente, não foi só a mim. Onde é que estão esses dossiês? Só se a Ministra estiver a falar dos resumos de legislação preparados pelas escolas e do guia da avaliação do desempenho (disponibilizado recentemente pelo Ministério da Educação) pois até hoje ainda não tive acesso a qualquer tipo de formação e/ou documentação que permitisse sentir-me mais "tranquilo e confortável".

Aliás, os professores só poderiam estar tranquilos se se sentissem confortáveis com o desconforto criado pelo Ministério da Educação. E pensando melhor, provavelmente existem alguns de nós que até estarão.
-------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário