sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sindicatos exigem imediata suspensão da avaliação dos professores.

No Jornal de Notícias de 24/10/2008: "Plataforma Sindical de Professores vai exigir, esta sexta-feira, a "imediata suspensão" da avaliação de desempenho, depois de docentes de várias escolas terem aprovado moções e abaixo-assinados contra o processo.

Professores de pelo menos quatro escolas do país aprovaram moções e abaixo-assinados, a que a Lusa teve acesso, a pedir ao Ministério da Educação a suspensão do processo de avaliação de desempenho. Foram elas o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, na Secundária D. João II, em Setúbal, no Agrupamento Clara Resende, Porto, e na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, onde os docentes recusaram mesmo entregar os objectivos individuais, um dos procedimentos previstos no processo.
(...)
Na quarta-feira, a Federação Nacional de Ensino e Investigação (FENEI), que integra a plataforma, já tinha exigido a suspensão, propondo a adopção este ano do modelo simplificado aplicado, considerando que o actual processo "ameaça o funcionamento normal das escolas".

Questionada sobre esta exigência, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, considerou que "não tem sentido que instituições credíveis e de boa fé assinem um memorando de entendimento e, meses depois, venham dizer que afinal não é bem assim, ou que a situação mudou", afirmou a governante.

Contactado pela Lusa, o porta-voz da Plataforma Sindical, Mário Nogueira, afirmou que "não está escrito em lado nenhum do memorando de entendimento que os sindicatos acordaram que o processo de avaliação tinha de se aplicar integralmente até ao final do ano lectivo".

Mário Nogueira recordou que, na altura, a plataforma deixou claro que o memorando de entendimento foi assinado "para salvar o terceiro período" e que os sindicatos o consideram "injusto, burocrático, incoerente, desadequado e inaplicável", como ficou na declaração anexa ao documento, assinado pelas partes a 17 de Abril.

Por seu turno, a ministra da Educação assegurou quinta-feira que o processo de avaliação de desempenho dos professores está a avançar de "forma normal e com grande sentido de responsabilidade" na maioria das escolas."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: A conferência de imprensa da Plataforma Sindical decerto será exibida nos jornais televisivos das 20h. Decerto que muitos de nós estarão atentos ao que Mário Nogueira irá dizer...
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário