quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Estudantes manifestam-se em Lisboa a 5 de Novembro.

No Diário de Notícias de 22/10/2008: "(...) Os estudantes do ensino básico e secundário vão promover um dia nacional de luta a 5 de Novembro contra o novo modelo de gestão das escolas e contra o estatuto do aluno. (...)

Mas, apesar da coincidência no calendário dos protestos, os dirigentes estudantis optam por isolar os objectivos da sua luta da que está a ser travada pelos professores. "Sobre o modelo de avaliação de desempenho não nos pronunciamos, mas é claro que nos preocupamos quando vemos que os professores chegam às aulas preocupados, quando desabafam sobre os problemas da avaliação. Mas mesmo reconhecendo a legitimidade dos sindicatos, a nossa luta é outra", adianta Luís Baptista, aluno na Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, e porta-voz da Plataforma Estudantil.
(...)
"O estatuto do aluno por tornar os estudantes autênticos criminosos e por reforçar os poderes do senhor presidente do Conselho Executivo, e o novo modelo de gestão das escolas que pretende transportar a nossa escola e a nossa educação para um modelo de democracia interna que nos faz mais lembrar as escolas do outro tempo." (...)"

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Comentário: Os alunos já começam a "mover-se" contra este Ministério da Educação. Novo modelo de gestão das escolas e estatuto do aluno são as "bandeiras" da manifestação. Os professores também começam a dar os primeiros passos. As moções a exigir a suspensão da avaliação já ultrapassam a dezena. A primeira manifestação já ocorreu em Portimão... Seguem-se outras, nomeadamente as de 8 e 15 de Novembro. Só falta mesmo o apoio dos encarregados de educação. Se estes se decidirem por uma intervenção activa a favor da educação em Portugal (e como tal, dos seus educandos), teremos um combate em todas as "frentes". Isto começa a aquecer... Este mês de Novembro vai ser explosivo em termos de negociação e cedências. Se o Ministério não recuar agora, dificilmente o fará em 2009. Os anos de eleições legislativas reservam-nos sempre grandes surpresas. Quase dá vontade de ter legislativas anuais. Imaginem como a vida seria mais fácil...
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário