quinta-feira, 23 de outubro de 2008

2 anos de "ProfsLusos"...


Este blogue faz hoje dois anos! Se considerar o blogue que antecedeu a este (o "pré-histórico", contratado.blogspot.com), já ando na blogosfera enquanto interveniente activo, há mais de 3 anos. Impressionante... Aquilo que já aprendi de internet desde então.

Criei o blogue contratado.blogspot.com para ajudar os colegas, que andavam totalmente perdidos em fóruns, há procura de esclarecimentos e informações, e que por regra eram "gozados" ou então sujeitos a informações erradas. Na altura, fiquei profundamente revoltado... Foi então que decidi que podia fazer algo mais... Mais do que ficar a ler comentários sádicos. Foi aí que, com o nickname de "ProfContratado" (na altura pensei: "Que nick tão pouco original! Que se lixe... Vai este mesmo". Mas que raios na altura era contratado e nem me passava pela cabeça entrar em QZP nos próximos 10 anos), criei um pequeno espaço de partilha e divulgação, apenas para professores contratados. Pensei que aquilo não ia dar em nada e que após alguns meses, seria algo para apagar e esquecer. Enganei-me, e bem... Ao fim de apenas dois meses, já tinha cerca de 100 visitantes por semana. Muita gente com imensas dúvidas. E eu que nada (ou quase) sabia, comecei a estudar legislação e meio a medo lá ia esclarecendo. Aprendi imenso... Não só com a leitura, mas também (e principalmente) com outros colegas que iam ajudando no blogue.

Passado cerca de 1 ano desde a criação do blogue que antecedeu a este, reparei que já não apareciam apenas colegas contratados, mas também QZP e QE. Foi então que em dois dias (devia estar possuído...), criei o "Professores Lusos". Foi em 23 de Outubro de 2006. Não sei se foi do nome ou do "passa-a-palavra", mas o certo é que as visitas de mês para mês cresceram exponencialmente. Tenho de reconhecer que tive uma preciosa ajuda da minha amiga "brit com" (criadora do blogue "O Cartel" e um excelente ser humano. Raro, hoje em dia), que muita gente enviou para aqui.

Em dois anos, este blogue conseguiu algo que eu nunca imaginei ser possível. Pouco para alguns... Mesmo muito para mim... Não me dei ao trabalho de fazer médias semanais, mas o número de visitantes únicos ultrapassou por completo as minhas melhores expectativas... Oscila entre os 1300 e os 11 000 (adivinhem lá que semanas coincidem com o aumento esmagador de visitantes?!).

Bem... Para não me alargar mais, as cerca de 335 000 visitas em dois anos, são para mim o melhor reconhecimento pelo trabalho que todos fazemos aqui. Sim... Eu e todos vocês. Os que participam, os que ajudam, os que comentam... Ou simplesmente marcam presença. Um palavra especial para o pessoal da "Caixa de Conversa": Vocês animam isto de uma maneira fantástica. Quando a discussão é saudável, tenho de reconhecer que aquela pequena "área" do blogue é porventura uma mais-valia para este blogue. Provavelmente teria mais visitantes se fosse mais polémico e colocasse um pouco mais das minhas opiniões sobre determinados temas (e acreditem que não seria nada "meigo" em algumas delas), mas decidi na altura que este espaço seria o mais sereno possível. Compromisso a que me manterei fiel. Tal como me manterei fiel, às amizades que entretanto criei com a ajuda deste blogue...

O meu desejo é que este espaço continue por pelo menos mais um ano, e que cada vez mais seja considerado por vocês uma espécie de 2.ª casa (ou 3.ª, 4.ª, etc)...

11 comentários:

  1. Parabéns ao blogue pelos seus dois anos.

    Dia 15 todos ao Marquês!

    Como uma onda… como uma onda… como uma onda que ninguém pode parar…

    Como uma onda… como uma onda… como uma onda que ninguém pode parar…

    ResponderEliminar
  2. E antes de 15 ainda temos o 8! União!

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelos 2 anos de sucesso e obrigada pela sua tão importante ajuda/informação.

    Sandra Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo blog, 'professor contratado' (ricardo) e um muito obrigado por toda a informação e ajuda que disponibiliza aos professores! :)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo "serviço público"... Abraço

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabens pelo seu excelente trabalho

    ResponderEliminar
  7. Olá Ricardo!
    Parabéns!
    A esta casa venho muitas vezes, já sabes. Espero continuar a usufruir das tuas sábias palavras e desta companhia diária.
    A.

    ResponderEliminar
  8. Olá! Cria deixar-te aqui os parabéns pelo teu blog. O meu muito obrigada pelo trabalho que tens feito.
    DAC

    ResponderEliminar
  9. Olá Ricardo!
    Parabéns e obrigada pelo blog.
    Admiro o teu trabalho e dedicação, a qual agradeço e espero que continue...
    Isabela

    ResponderEliminar
  10. caro colega... este blog é ainda muito verde... no entanto já cimentou enormes raízes e está aqui para ficar de pedra e cal. Olha o teu estilo musical é muito cool...boa selecção! ;) DIA 15 vamos gritar bem alto ...Ministra FORA! Haja bom senso.
    Lucas

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns e que continue por muitos e muitos anos este excelente blog!

    Um abraço


    André

    ResponderEliminar