domingo, 21 de setembro de 2008

«Só acontece nos países de Terceiro Mundo».

No sítio do IOL Diário a 21/09/2008: "A dependência das explicações em Portugal «é uma situação muito antiga, que só acontece em países de Terceiro Mundo», afirmou este domingo, aos microfones da TSF, a ministra da Educação a propósito de um estudo da Universidade de Aveiro que conclui as famílias portuguesas gastam pelo menos 118 euros por mês em explicações.

«Há uma escola pública de manhã e uma privada à tarde, quando os alunos têm explicações e isso não é aceitável», garante Maria de Lurdes Rodrigues que frisou as medidas tomadas por este Governo para que a aprendizagem dos alunos seja feita na escola.

«Entendo que o país não se pode conformar com a dependência que as famílias têm do mercado de explicações para o êxito escolar», afirmou, acrescentando que «o estudo acompanhado, as aulas de recuperação e de substituição» devem permitir que os jovens façam a sua aprendizagem dentro da escola.

Segundo o estudo divulgado pela Universidade de Aveiro, as famílais gastam pelo menos 118 euros por mês em explicações para que os seus filhos recuperem de maus resultados ou simplesmente consigam as notas exigidas para entrar num curso superior."

Ver Artigo Completo (IOL Diário)

Ver Estudo (IOL Diário)

------------------------
Comentário: Se o modelo de avaliação do desempenho docente teve a sua origem num país de terceiro mundo, não vejo qual a surpresa da Ministra da Educação, relativamente à dependência das explicações...
------------------------

1 comentário:

  1. Aulas de substituição???Onde ???Faltei 1 semana e 1 dia, por doença, os meus alunos ficaram em casa ou foram distribuídos pelas colegas, k, já co a turma cheia, concerteza os ajudaram mtº!!!
    Estudo acompanhado???? como posso ajudar os 4/5 alunos k têm dificuldades se tb tenho o resto da turma pra fazer os tpc? são é + quase 2h de aulas, gratuitas, é o k é...
    portanto...n me venhaam com histórias!!!
    Alessandra

    ResponderEliminar