domingo, 28 de setembro de 2008

Prova de Ingresso na Carreira Docente.

Para quando? Esta é a questão que muitos têm colocado, mas que infelizmente ninguém consegue responder... Para piorar, aproxima-se a primeira fase (a candidatura) do próximo concurso (aquele que supostamente será por 4 anos).

A realização de uma prova deste tipo, num universo tão grande de professores deverá implicar alguns cuidados, nomeadamente o dia da sua concretização. O que quero dizer com isto, é que não deverá ocorrer num dia útil. O Ministério da Educação não irá permitir isso. Seria publicidade altamente negativa, pois implicaria a ausência de milhares de professores e como tal, muitos alunos iriam ficar sem aulas. O mais provável será um fim-de-semana ou eventualmente uma qualquer interrupção lectiva.

Quanto a uma data concreta ou mesmo um mês de referência será complicadíssimo fazer previsões. A fase da candidatura costuma ser concretizada entre finais de Março e princípios de Abril. A prova de ingresso terá de ocorrer antes. E antes quando? Bem... Uns apontam para Dezembro (eventualmente a interrupção lectiva do Natal), outros para Fevereiro (interrupção do Carnaval). Sinceramente tenho dificuldades em optar por um mês ou o outro, mas não tenham dúvidas de que a mesma será concretizada.

A suspeição é grande, uma vez que este desconhecimento de datas é de todo útil para o Ministério da Educação. Basta pensarem que a consequência de uma classificação inferior a 14 valores, em qualquer uma das componentes da prova, é eliminação da possibilidade de ingressar na carreira docente.

Só mais um "pequeno" pormenor retirado do Decreto Regulamentar n.º3/2008 (artigo 12.º - ponto 2): "Entre a data da publicitação da realização da prova e a data da realização da sua primeira componente deve mediar um mínimo de vinte dias úteis". O que significa isto? Se estivermos à espera do conhecimento da data da mesma através de publicitação no sítio da DGRHE (ou em Diário da República), apenas existirão 20 dias de preparação. Grave... Mesmo muito grave...

1 comentário: