segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Passar todos os alunos do nono ano é objectivo do Governo.

No "Sol" de 22/09/2008: "A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirmou hoje, em Lousada, que um dos objectivos da sua equipa é alcançar nos próximos anos 100 por cento de aprovações no final do nono ano de escolaridade.

«Não é uma utopia. Se outros países da Europa com os quais nos comparamos o fazem, Portugal também o pode fazer», disse a ministra.

Maria de Lurdes Rodrigues, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de inauguração do novo centro escolar de Nevogilde, Lousada, distrito do Porto, explicou que Portugal começa a reunir todas as condições para alcançar a meta dos 100 por cento de aprovações no final do ensino básico.

«Os nossos alunos não são menos inteligentes, os nossos professores não são menos preparados, as nossas escolas eram piores, mas estão a ficar melhores. Portanto, com todas as condições, não é uma utopia, é mesmo uma meta para cumprir», explicou.(...)"

Ver Artigo Completo (Sol)

------------------------
Comentário: Esta notícia merece uma análise atenta. Se não fosse deprimente seria hilariante. Ficam aqui algumas conclusões enviesadas das declarações da Ministra da Educação:

1 - Alcançar 100% de aprovações é perfeitamente viável num futuro próximo. As condições estão mais do que criadas. Residem apenas em legislação, nomeadamente no novo Estatuto do Aluno e na avaliação do desempenho docente. As metas de alguns PEE já apontam para os 100% de sucesso, como tal, é facto assumido;
2 - As escolas poderiam ser as piores da Europa, mas agora, com os portáteis e o programa e-escola (e e-escolinha) começaram a ficar melhores. O segredo foi descoberto para melhorar as escolas: Aumentar na tecnologia e diminuir no pessoal (e pelo caminho, maltratá-lo). Fórmula eficaz e estatísticamente comprovada;
3 - O grau de sucesso desta equipa ministerial, é de tal forma visível, que a própria Ministra da Educação consegue assegurar a sua continuidade.
------------------------

2 comentários:

  1. 100%

    Pk que não 150%

    ou 200%

    Já agora pk não... nem dar aulas?

    Os ciclos viriam automaticamente como "brindes" nos pacotes de cereais juntamente com o leite.

    Algo para reflectir heim!?

    ResponderEliminar
  2. Alguém duvida que vai chegar aos 100 por cento o (in)sucesso escolar? Eu não! Todas as condições foram criadas para isso. E a Ministra nem precisava de tanta papelada para esse fim. Apenas fazia um Dec. Lei (?) + um Despacho tal (?) + um Ofício (x), configurado nos objectivos tais, e pronto! estava tudo cozinhado para emanar uma Lei com o seguinte discurso: " TODOS OS ALUNOS TÊM OBRIGATORIAMENTE QUE PASSAR. PORQUE SE NOS OUTROS PAÍSES PASSAM, OS NOSSOS ALUNOS NÃO SÃO MAIS BURROS E ATÉ OS NOSSOS PROFESSORES NÃO SÃO NADA MAUS... ESTÃO REUNIDAS AS CONDIÇÕES PARA O SUCESSO A CEM POR CENTO..." E nós professores, felizes e contentes lá passávamos os meninos. Escala de 3 a 5 para o básico e 10 a 20 para o secundário. Que acham da ideia??

    ResponderEliminar