terça-feira, 12 de agosto de 2008

Escolas vão testar guia de boas práticas.

No Jornal de Notícias de 12/08/2008: "A partir de Outubro, um grupo de 20 a 25 escolas vai funcionar com novas regras de gestão. Até final do ano lectivo, a EPIS acredita que o manual de "boas práticas" estará em condições de se tornar operacional.
(...)
O segredo do sucesso é quase básico: "um bom gestor e um bom corpo docente produzem bons resultados", independentemente do contexto socioeconómico em que a escola está inserida, garante o administrador da associação.

"As escolas com melhores resultados são as que fazem de forma mais detalhada o seu planeamento e gestão da sua actividade". Ou seja, insistiu, "são as que geram mais e que trabalham mais próximo das famílias e com os docentes". São também as que investem mais na formação dos seus professores - esta tendência revelou-se, mesmo, linear: docentes "mais qualificados têm melhores resultados".
(...)
"Não teremos o mesmo discurso para todas", afirmou, acrescentando que as práticas administrativas específicas de cada estabelecimento serão respeitadas. No final, as regras que produzirem melhores resultados serão reunidas "como um cabaz".

"O cenário de partida não é catastrófico", garantiu. E, depois das metodologias recomendadas serem testadas, durante o último ano lectivo, pelo grupo de escolas-piloto, as práticas que demonstrarem melhorar o desempenho das escolas são as que constituirão o guia e poderão vir a ser integradas pelo Ministério da Educação na rede escolar."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Comentário: Mais uma excelente iniciativa da EPIS (Associação Empresários para a Inclusão Social), que poderá a médio prazo modificar a gestão da escolas e promover o real sucesso escolar. Só existe aqui um pequeno problema: a adopção do guia de boas práticas pelo Ministério da Educação, sem no entanto, serem asseguradas condições (por exemplo, ao nível da oferta de formação) para que ocorra uma melhoria dos resultados. Esperemos para ver...
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário