quarta-feira, 6 de agosto de 2008

500 euros para os melhores alunos do ensino secundário.

No Público de 06/08/2008: "Ser bom aluno vai passar a dar dinheiro. O Ministério da Educação decidiu distinguir em cada escola o melhor estudante do ensino secundário, tanto nos cursos científico-humanísticos como nos cursos profissionais ou tecnológicos. Os 500 euros serão atribuídos aos alunos que tenham concluído o ensino secundário no ano lectivo 2007/2008 ou que venham a concluir nos próximos anos. (...)
Na cerimónia de entrega do prémio – que deverá ocorrer a 12 de Setembro, dia em que será assinalado pela primeira vez o Dia do Diploma – os alunos receberão também um diploma assinado pelo respectivo presidente do conselho executivo ou director e, nos casos do ensino particular e cooperativo, pelo director pedagógico.

O nome dos vencedores será divulgado nas escolas, no site da direcção regional de educação respectiva e no Portal da Educação.(...)

Nos cursos científico-humanísticos, o prémio será entregue ao aluno que tenha obtido, relativamente a cada um dos cursos, a melhor classificação, arredondada às décimas. Em caso de empate, é distinguido o aluno que tenha obtido melhor classificação na disciplina trienal da formação específica, funcionando como segundo critério de desempate a classificação na disciplina de Português.

Nos cursos profissionais e tecnológicos, o prémio será atribuído ao aluno que tenha obtido a melhor classificação final. Para estes alunos, o primeiro critério de desempate é a classificação obtida na prova de aptidão profissional ou tecnológica, funcionando como segundo critério de desempate a classificação na disciplina de Português.

A decisão, que já tinha sido avançada pelo ministério e noticiada pelo PÚBLICO, foi agora publicada em Diário da República."

Ver Artigo Completo (Público)

------------------------
Comentário: Existiriam outras soluções para premiar o sucesso, no entanto, esta será a que melhor permite uma cobertura mediática. Existe aqui um perigo de reforçar uma posição económica, já de si assegurada. Não se esqueçam que, por regra (regra... obviamente que existem excepções), os melhores alunos possuem melhor situação económica, familiar e social. Alguns deles até têm possibilidades para uns "suplementos extra-lectivos".

Creio que mais do que premiar o melhor aluno (por pura observação de resultados), seria importante premiar o aluno, que de acordo com a situação sócio-económica, empenho na escola, comportamento (entre outros factores) mais se distinguisse pela positiva (obviamente que também teriam de ser considerados os resultados académicos, mas não apenas). Para tal, poderiam ser consultados professores, auxiliares de acção educativa e alunos. Todos nós sabemos reconhecer este tipo de alunos. Não seria assim tão complicado. Mas enfim... O Ministério da Educação opta sempre pelo mais fácil.

Não posso afirmar que sou radicalmente contra este prémio, mas acho que o Ministério da Educação poderia ter ido um pouco "mais além". Algo mais real... mais justo... e eventualmente até mais motivador para os alunos.

Quem quiser consultar o despacho que regulamenta a atribuição dos prémios de mérito, basta clicar aqui.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário