segunda-feira, 21 de julho de 2008

Professores a caminho de Angola.

No Correio da Manhã de 18/07/2008: "O Ministério dos Negócios Estrangeiros vai lançar em Outubro o concurso público para a selecção dos 200 professores que irão dar aulas em Angola no âmbito do Programa Apoio ao Reforço do Ensino Secundário (PARES), uma parceria entre Portugal e Angola para promover o ensino do Português na ex-colónia. Com esta iniciativa, que irá custar ao Estado português 5,5 milhões de euros por ano durante três anos, serão colocados dez professores até ao final de 2008 para preparar as questões logísticas e os restantes seguirão na segunda quinzena de Janeiro.
(...)
Entre os critérios exigidos para participar no concurso público está a obrigação de os candidatos terem formação pedagógica adequada. O concurso é dirigido para os professores que não têm vínculo com o Ministério da Educação.

Como defende João Cravinho,"não faz sentido colocar professores vinculados ao Ministério da Educação no estrangeiro e depois recorrer a professores contratados para dar aulas em Portugal(...)."

Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)

------------------------
Comentário: Atenção que este concurso abre em Outubro. Convém manterem-se atentos (na eventualidade de estarem interessados), a estes dois sítios na internet: Ministério dos Negócios Estrangeiros e Instituto Camões. Se a vossa situação pessoal (e profissional - lembrem-se que não podem ter vínculo com o ME) o permitir, é uma mudança a ponderar... Têm todo o mês de Agosto para pensar nesta eventual mudança.
------------------------

1 comentário:

  1. "Entre os critérios exigidos para participar no concurso público está a obrigação de os candidatos terem formação pedagógica adequada. O concurso é dirigido para os professores que não têm vínculo com o Ministério da Educação."

    Isto é de LOUCOS. Faz algum sentido não permitirem, no concurso público, professores com vínculo ao ME? Que mais dá pertencerem ou não ao ME?
    Senhores Ministros, ANGOLA está a precisar de profissionais com experiência no ensino do PORTUGUÊS.

    ResponderEliminar