quinta-feira, 24 de julho de 2008

Português no estrangeiro... Mas não de férias!

No sítio da Fábrica de Conteúdos a 23/07/2008: "O secretário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, garantiu, esta quarta-feira, que o Governo português vai apostar no «relançamento do ensino da Língua Portuguesa no estrangeiro».

De acordo com o governante, ao falar nos Açores, Portugal tem uma «nova estratégia» para o ensino da Língua Portuguesa fora do país.

Nesse sentido, Jorge Pedreira explicou que o ensino do Português no estrangeiro passa pela «qualificação» dos professores e pela «certificação» das aprendizagens.

Citado pela agência Lusa, o secretário de Estado da Educação defendeu ser necessário criar uma «rede qualificada, com professores qualificados», que garantam a existência de um «quadro de referência» da Língua Portuguesa no estrangeiro.

Para o governante, o ensino da Língua Portuguesa nos outros países passa, também, pela certificação das aprendizagens, de modo a que o «esforço» dos professores corresponda a um «impacto no futuro» dos alunos."

Ver Artigo Completo (Fábrica de Conteúdos)

------------------------
Comentário: Já há muito que não lia nada relativo a Jorge Pedreira. No entanto, surge "em grande", com a proposta de uma "nova estratégia" para o ensino da Língua Portuguesa no estrangeiro, e que passa pela qualificação dos professores e pela certificação das aprendizagens. "Qualificação dos professores"?... O que é que o senhor Jorge Pedreira quererá dizer com esta expressão? Uhm...

Tenho receio destas estratégias, que por regra, se resumem a publicidade vazia de essência e de visão. Esperemos para ver (sentados ou deitados, de preferência). Pode ser que seja desta, que se aposta REALMENTE no ensino da Língua Portuguesa, criando uma estratégia a longo prazo, eficaz, coerente e (suficientemente) financiada. E obviamente, assegurando condições (profissionais e pessoais) para os docentes...

Infelizmente, com tanto "Plano Tecnológico" e "Novas Oportunidades", já não há convicção que resista.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário