segunda-feira, 14 de julho de 2008

Candidatura às Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT).

Como já se devem ter apercebido, a grande novidade relativamente a concursos anteriores é a possibilidade de concurso às EHT. Esta possibilidade surgiu no âmbito de um protocolo entre o TURISMO DE PORTUGAL, I.P., e a DGRHE. Ficam de seguida alguns esclarecimentos úteis.

A quem se destina esta candidatura?

- Para docentes de quadro com ausência de componente lectiva;
- Para afectação dos docentes dos quadros de zonas pedagógicas;
- Para contratados.

Existe obrigatoriedade neste concurso?

Não. A colocação de docentes nas EHT só ocorre se, no formulário do concurso os colegas expressamente manifestarem a sua concordância com o procedimento, sendo apenas colocados nas escolas do Turismo de Portugal que expressamente indicarem.

Que tipos de docentes se podem candidatar?

A oferta para leccionação nas Escolas de Hotelaria e Turismo é apenas para grupos de recrutamento do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

De que forma é feita a manifestação de preferências?

Os colegas só serão colocados nas EHT, desde que expressamente indiquem o código dessas escolas. Se indicarem um código de um concelho ou de um quadro de zona pedagógica, não está a manifestar preferência por uma EHT. O quadro que se segue contém os códigos das 15 EHT.


Em que grupos existem necessidades?

Olhando para o mapa das necessidades, é possível indicar quais os grupos de recrutamento que têm vagas e respectivas EHT. Assim, em todas as EHT (à excepção do Porto e Caldas da Rainha) existe necessidade nos grupos 300, 320, 330, 400 e 500.

Na EHT do Porto, apenas existe necessidade no grupo de recrutamento 430.

Na EHT das Caldas da Rainha, não existe necessidade no grupo de recrutamento 500.

Existem 3 EHT que, para além dos grupos acima mencionados, também indicam necessidades em outros grupos de recrutamento:

EHT do Algarve e Portimão: Grupo 340;
EHT de Coimbra: Grupo 430.

Conselhos úteis:

Convém ler muito bem, o Protocolo estabelecido entre as duas instituições (Turismo de Portugal e Dgrhe) e as notas informativas (Contratados e QZP). Lembrem-se que não podem alegar desconhecimento, na eventualidade de algo correr mal.

2 comentários:

  1. Até é uma hipótese interessante, mas espero que não haja aqui ratoeira: "Avaliação nos termos usados no Turismo de Portugal" significa, exactamente, o quê?
    Era óptimo se alguém que já trabalhe numa EHT esclarecesse...

    ResponderEliminar
  2. Pois é! Gostava de saber d ke forma seremos avaliados e o que nos será pedido para fazer no caso dos horários inferiores a 22 horas...

    ResponderEliminar