terça-feira, 17 de junho de 2008

"Tudo preparado, como sempre".

No Diário de Notícias de 17/06/2008: "(...)Mais alunos no exame de português contraria tendência geral de menos inscritos.
(...)
O exame de Português é mesmo o que tem mais inscritos -71 135-, mais do que no ano passado, em que houve 69 745. Em 2007, cerca de 15% dos alunos acabaram por faltar e a média das notas na primeira fase foi de 9,6 - oito décimas inferior à da segunda.

Biologia e Geologia, na quarta-feira, tem mais de 58 mil alunos inscritos, Física e Química, na sexta, conta com cerca de 54 mil e Matemática, na próxima segunda-feira, com 48 427.
(...)
No básico há quase 100 mil alunos do 9.º ano inscritos para mostrarem o que sabem de Português e Matemática. A 11 de Julho saberão os resultados.
(...)
A ministra da Educação manifestou ontem a sua convicção de que a época vai ser "tranquila" e garantiu que "tudo está preparado, como sempre".

Às críticas de que as provas estão cada vez mais fáceis, Maria de Lurdes Rodrigues respondeu sublinhando que os enunciados são elaborados por peritos. "Eu própria não sou capaz de me pronunciar com ligeireza sobre o grau de complexidade de um exame, porque isso requer competências próprias. Portanto, devemos ser prudentes nessa avaliação", defendeu.

O gabinete de peritos dedica "um ano inteiro à realização dos exames", lembrou Maria de Lurdes Rodrigues."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Comentário: Um gabinete de "peritos" que se dedica um ano inteiro à realização de exames? Ainda assim, por vezes, ocorrem falhas. E volto a referir, um ano inteiro! É mais uma daquelas "coisas" que eu não compreendo. Gostei da afirmação da Ministra da Educação, quando refere que ela própria não é capaz de se pronunciar com ligeireza sobre o grau de complexidade de um exame... E não sei se por admitir incapacidade de analizar algo ou se pelo facto de referir que por vezes o faz com ligeireza.

Obviamente que a época de exames vai decorrer de forma tranquila... Não fossemos nós profissionais da educação, e talvez as coisas não ocorressem com tanta calma.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário