segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sócrates e os portáteis.

No Público de 22/06/2008: "O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje que no próximo ano lectivo o programa de entrega de computadores portáteis e acesso à banda larga será alargado a todos os alunos entre o 7º e 9º ano de escolaridade.
(...)
"O sucesso deste programa junto de professores, formandos do Programa Novas Oportunidades e alunos impõe o seu alargamento ao 7º ano de escolaridade, depois de termos começado pelo 10º ano e posteriormente termos estendido aos 11º e 12º anos", justificou o primeiro-ministro.

Para José Sócrates, face à experiência da aplicação do programa que une "Estado, operadores de telecomunicações e escolas é agora altura de lhe dar uma nova ambição".

"A logística deste programa resultou em pleno, mas também resultou porque teve uma procura elevada. Ora, qualquer política pública só resulta se tiver a adesão das pessoas", sustentou.

Segundo dados do primeiro-ministro, estão neste momento inscritas para receber computadores portáteis cerca de 300 mil pessoas entre alunos do ensino secundário, professores e formandos do Programa Novas Oportunidades."

Ver Artigo Completo (Público)

------------------------
Comentário: Devo ser dos poucos que não aderi à iniciativa dos portáteis "low-cost", com vinculação por 3 anos a uma operadora. Primeiro, porque os portáteis disponibilizados não têm as características mínimas que eu necessito para trabalhar com programas gráficos e depois porque não me agrada a vinculação por 3 anos a uma operadora de telecomunicações. No entanto, não digo que não seja uma boa oportunidade para quem trabalha apenas com os programas básicos (Word, Excell, Powerpoint e eventualmente Frontpage).

No entanto, este enorme entusiamo por parte do nosso Primeiro-Ministro não me parece justificado. Os portáteis até poderão trazer algumas melhorias ao nível do ensino, mas no final, é a motivação, o empenho e o trabalho de professores e alunos que poderão traduzir sucesso. E digo-vos mais, para as operadoras de telecomunicações este programa do governo, é o negócio da década!

------------------------

2 comentários:

  1. A TMN já abriu as pré-inscrições para 7º, 8º e 9º anos, depois do anúncio de ontem do primeiro ministro sobre o alargamento do programa e-escolas ao terceiro ciclo. As pré-inscrições podem ser feitas no site www.tmn.pt, para que possamos todos ir de férias descansados sem medo de perder o nosso portátil a 150 euros.

    Feita a pré-inscrição a TMN assegura que no início do ano lectivo avisa da disponibilização do código nas escolas e que por isso seremos dos primeiros a receber o nosso computador por 150 euros.

    Se és aluno do 7. 8 e 9 faz a tua pré-inscrição e avisa os teus amigos para fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Havia alguém que dizia "Com papas e bolos, se enganam os tolos!".

    ResponderEliminar