terça-feira, 24 de junho de 2008

Exame de Física e Química A. De melhor qualidade ou para alunos que apenas têm de saber ler?

No Público de 23/06/2008: "O departamento de Educação da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) discordou hoje dos colegas de química relativamente ao grau de dificuldade do exame nacional realizado sexta-feira, considerando que este é até mais complexo do que provas feitas há 30 anos.

"A prova tem melhor qualidade do que os testes intermédios realizados este ano e do que a generalidade das provas dos anos anteriores", disse à Lusa Vítor Teodoro, coordenador da divisão de Educação da SPF, considerando que este exame "é mais difícil e apresenta questões mais sofisticadas e com mais passos" do que a que realizou em 1972, quando concluiu o liceu.

Já a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) considerou, pelo contrário, que o exame nacional de física e química A apresenta "questões extremamente elementares" e perguntas que "exigem apenas que o aluno saiba ler".
(...)
Realizada por cerca de 54 mil estudantes do ensino secundário, a prova desta disciplina, uma das nucleares para quem quer seguir Medicina, é a terceira com mais alunos inscritos.

No ano passado, o exame de física e química A do 11º ano figurava entre as três provas com a média mais baixa, com 7,2 valores."

Ver Artigo Completo (Público)

------------------------
Comentário: A SPF considerou que o exame de Física e Química A era mais complexo que as provas realizadas há 30 anos. Pelo contrário a SPQ, considerou que o mesmo exame possuia questões que exigiam do aluno, apenas ter de saber ler. Tudo bem... Vamos fazer aqui uma análise leviana, e considerar que a parte de física foi elaborada ao nível das anteriores e a parte de química ao nível das actuais. Mas não deixa de ser curiosa, esta discrepância de opiniões...
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário