segunda-feira, 19 de maio de 2008

Estudo do CNE defende fusão do 1º e 2º ciclos para evitar «transições bruscas».

No "Sol" de 19/05/2008: "Um estudo do Conselho Nacional de Educação (CNE) recomenda a fusão dos 1º e 2º ciclos do ensino básico para acabar com «transições bruscas», com apenas um professor, progressivamente apoiado por outros docentes em pelo menos duas áreas.

Segundo o estudo «A Educação das crianças dos 0 aos 12 anos», este ciclo de seis anos «visaria neutralizar as transições bruscas identificadas ao nível da relação dos alunos com o espaço-escola, as áreas e os tempos de organização do trabalho curricular, a afiliação dos professores, o seu papel de aluno e com o desenvolvimento gradual das competências esperadas».

Por outro lado, recomenda-se para este ciclo o regime de monodocência com progressiva co-adjuvação, pelo menos em duas áreas, uma mais voltada para as ciências e outra para as letras.

(...)os autores constatam que existe um contraste violento e repentino entre o regime de monodocência do 1º ciclo e o regime de pluridocência do 2º, «contraste que é acentuado e intensificado pelas diferentes lógicas organizativas que estruturam o trabalho escolar».

«O contraste acentua-se ainda pela diferença de cultura profissional entre os professores do 1º ciclo e do 2º ciclo. Enquanto que os primeiros se assumem como professores de crianças cuja missão se centra na promoção de aprendizagens fundamentais por parte dos alunos, os segundos assumem-se primeiramente como professores de uma disciplina escolar», lê-se no estudo.
(...)
Em entrevista à Agência Lusa em Fevereiro, a ministra da Educação anunciou que, no âmbito da revisão do currículo do 2º ciclo, o Governo vai concentrar algumas disciplinas para reduzir o número de docentes a leccionar em cada turma.

A ministra explicou que as escolas nunca puseram em prática um mecanismo que permitia que um só professor leccionasse um conjunto de disciplinas à mesma turma, como Matemática e Ciências ou Língua Portuguesa e Inglês, por exemplo, apesar de o currículo prever essa possibilidade.

«Na prática, o que acontece é que cada um dos espacinhos é preenchido por um professor e é isso que dá lugar à situação de os alunos do 2º ciclo conhecerem, por exemplo, 16 professores», criticou Maria de Lurdes Rodrigues, defendendo a necessidade de estimular as escolas para que façam uma concentração das áreas disciplinares de forma a que os alunos possam ter uma visão mais integrada do conjunto das disciplinas.(...)"

Ver Artigo Completo (Sol)

------------------------
Comentário: É aconselhável ler o artigo completo do Sol, uma vez que retirei alguns esclarecimentos. Não sei se será positivo, unir o 1.º e 2.º ciclo, sob a alçada da monodocência (mesmo que apoiado por outros docentes). Admito que o contraste entre estes dois ciclos seja violento para os alunos, no entanto, considero que mais do que o n.º de disciplinas (ou o n.º de professores), o que provoca esse contraste será a grande extensão dos programas das diversas disciplinas.

É necessário estar atento às consequências de uma futura implementação dos resultados deste estudo, tal como, à intenção da Ministra da Educação em concentrar disciplinas no 2.º ciclo. Uma das quais já foi referida pela Ministra, ou seja, redução do número de docentes por turma. Preocupante? Obviamente... Principalmente quando sabemos que as iniciativas ministeriais não visam o real sucesso dos alunos, mas sim as estatísticas (não apenas as relacionadas com o "sucesso", mas também as relacionadas com a redução de gastos).
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário