terça-feira, 20 de maio de 2008

Auxiliares em greve na quarta-feira.

No sítio da TVI a 19/05/2008: "Depois dos professores, é agora a vez dos auxiliares. Os trabalhadores não docentes das escolas públicas vão estar em greve na quarta-feira e manifestam-se à porta do Ministério da Educação. Os auxiliares protestam pela transferência da gestão do pessoal para as autarquias e exigem que o Governo contrate definitivamente 12 mil trabalhadores com vínculo precário.

Os funcionários não docentes referem ainda que não são recebidos pelo Ministério da Educação desde Novembro e queixam-se de falta de diálogo. Os auxiliares querem discutir por exemplo a extinção das carreiras específicas com a imposição de um regime geral e a transferência anunciada da gestão do pessoal para as autarquias.

Mas há mais. Os trabalhadores não docentes querem também alertar para a situação difícil em que vivem muitos colegas. São quase 50 mil os trabalhadores não docentes das escolas e jardins-de-infância da rede pública. Deste 12 mil, quase um quarto, tem contratos a termo resolutivo e 5 mil ficam no desemprego já a 31 de Agosto.

Muitas escolas podem nem sequer abrir. No dia 21 de Maio, os trabalhadores não docentes vão também manifestar-se à porta do Ministério da Educação."

Ver Artigo Completo (TVI)

------------------------
Comentário: A transferência de pessoal não docente para a gestão autárquica foi a primeira fase. A segunda fase consistirá na transferência do pessoal docente... Agora reparem bem, quem faz parte da composição dos (futuros) Conselhos Gerais das escolas. Exactamente... As autarquias! E mesmo com a gestão administrativa e financeira a cargo do Director, quase de certeza irão surgir "problemas", pois este será sempre permeável à influência do Conselho Geral.

São tantas as mudanças impostas pelo ME que quase de certeza alguma nos irá escapar... Quando dermos por ela, já está em plena implementação (e sem aviso prévio, como é tradição deste Governo).
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário