segunda-feira, 17 de março de 2008

Avaliação "flexível" pode dar queixas.

No Diário de Notícias de 17/03/2008: "Os mecanismos de "flexibilização" da avaliação dos professores anunciados pela ministra da Educação, como a dispensa da observação de aulas em estabelecimentos onde esta actividade se revele impossível, podem levar a "injustiças" nas avaliações e motivar alguns professores a requererem judicialmente a nulidade das suas classificações.

O aviso é dos sindicatos de professores, que acusam o Ministério da Educação de estar a "contornar" as regras que ele próprio definiu no decreto regulamentar 2/2008.

"O próprio decreto regulamentar já previa mecanismos de flexibilização para este ano lectivo, como a observação de duas aulas em vez de três", lembrou Mário Nogueira, da Fenprof. "Agora, o que o Ministério não pode fazer é dizer às escolas: avaliem o que puderem", criticou. "Ou há a avaliação definida ou ela tem de ser suspensa", considerou.

Em causa, segundo o sindicalista, estão possíveis "injustiças" causadas por avaliações diferenciadas: "Numa escola, um professor fraco, que seja apenas avaliado pelo critério da assiduidade, pode ter uma classificação excelente. E outro, melhor, por que a sua escola já consegue avaliar todos os critérios previstos, acaba pior classificado", exemplificou.
(...)
O Ministério da Educação, com o qual o DN tentou ontem sem sucesso falar, tem defendido que as recomendações do conselho de avaliação não eram vinculativas."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Avaliação a qualquer preço e sem olhar a injustiças?! Por favor... Aqui se vê quais os reais objectivos do Ministério da Educação. A autonomia das escolas não deve ser utilizada desta forma. A "flexibilização" assim aplicada, certamente vai originar injustiças. Ninguém pediu simplificação... Apenas foi pedido que o processo fosse pensado e que fosse dada formação antes da avaliação. Onde é que isto vai parar? Por favor...
------------------------

2 comentários:

  1. Nós estamos entregues às cobras... Fazem de nós o que querem e qual será a nossa posição? Exigir que sejamos avaliados? Ou não permitir essa avaliação tão dúbia? Tanto num caso como noutro teremos pontos positivos e pontos negativos. Isto é uma fantochada. Pior é que quem está para subir ainda pode optar por não o fazer este ano e perder algum dinheiro mas e os contratados? Isto é um m*****

    ResponderEliminar
  2. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

    ResponderEliminar