terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Falhas na entrega de computadores.

No Correio da Manhã de 18/12/2007: "A Confederação das Associações de Pais (Confap) recebeu dezenas de queixas relativas à entrega dos portáteis do programa e-escolas. As operadoras de telemóveis estão a exigir às famílias de alunos carenciados 150 euros no acto da entrega, pois não foram avisadas pelas escolas da atribuição de subsídios a estes jovens.

Segundo Albino Almeida, presidente da Confap, houve alunos que, no início do ano, “não se aperceberam que já era possível pedir apoio social escolar no Secundário”, pelo que só “entregaram os papéis depois de terem feito a pré-inscrição para a entrega dos computadores”, explica.

Albino Almeida lembra que o apoio social escolar pode ser pedido a qualquer altura do ano, quando o pai ou mãe fiquem numa situação de baixo rendimento.

A Confap reportou o caso ao ministério, que informou os pais da necessidade de alertarem os agrupamentos. “As operadoras já disseram que não têm hipótese de corrigir a situação e os jovens carenciados têm de fazer nova pré-inscrição e esperar mais um a dois meses.”

Albino Almeida sublinha que “os alunos e as famílias não têm a culpa” e lembra que “as escolas é que deviam ter sinalizado os casos e enviar novas pré-inscrições quando os alunos passaram a ser beneficiários”.

Confrontado com o caso, o Ministério da Educação descartou responsabilidades, afirmando que “os modos de entrega e pagamento são acertados entre os operadores e os interessados na compra dos computadores”.

O ministério também não disponibilizou dados sobre o número de portáteis já entregues, o número de jovens que aguarda a entrega e o número de alunos beneficiários de apoio social escolar."

Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)

------------------------
Já seria de esperar uma situação destas. O Ministério da Educação apenas é responsável pela campanha publicitária. Tudo o resto é responsabilidade das operadoras. E ainda por cima por aquilo que já me foi permitido "observar" (de bem perto) os computadores têm problemas (de software e hardware), cuja solução se vai revelar mais dispendiosa que os "iniciais" 150 euros. Se isto não é publicidade enganosa...
-----------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário