quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Mais uma docente com cancro presa à escola.

No Diário de Notícias de 18/10/2007: "O Sindicato de Professores da Zona Norte (SPZN) denunciou ontem um novo caso de uma professora incapacitada devido ao cancro, a quem foi recusada a aposentação e atribuída uma turma este ano lectivo.

Segundo esta estrutura, afecta à Federação Nacional dos Sindicatos da Educação, Conceição Marques, que já sofreu de cancro da mama e do útero e a quem foi entretanto diagnosticado um cancro da língua, está colocada na EB1 da Regedoura, Ovar, apesar da óbvia seriedade do seu caso: "A situação é tanto mais grave que a docente tinha de sair durante as aulas por começar a sangrar da língua, o que perturbava os alunos", refere o sindicato em comunicado.

O SPZN diz que a incapacidade foi reconhecida por uma junta médica, mas que "um responsável da Caixa Geral de Aposentações [CGA]" anulou a decisão devido a "um engano no preenchimento dos autos".

Entretanto, por indicação de nova junta médica, Conceição Marques foi convocada para uma reavaliação com um otorrinolaringologista, esta terça-feira, mas este não terá comparecido à consulta. O SPZN, que exigiu medidas à tutela, recordou os dois casos, denunciados este ano, de professores com cancro que morreram sem que lhes fosse concedida a aposentação. Num comunicado enviado à Lusa, o Ministério das Finanças, que tutela a CGA, desmentiu a versão do SPZN, dizendo que a junta médica a que Conceição Marques foi sujeita, em Janeiro, "não a considerou incapaz"."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
São tantos os casos de colegas incapacitados devido a problemas oncológicos e obrigados a leccionar, que por vezes acho que estou a ter um pesadelo cada vez que encontro uma notícia destas. E o problema é que ninguém está livre deste tipo de situações! Pode acontecer a qualquer um... Mas afinal o que se passa com este País? O que se passa com este Governo que não olha pela população? O que se passa com as Juntas Médicas? O facto de sermos solidários com estas situações deve servir de parco consolo a quem se vê infligido por estes problemas de saúde...
-----------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário