quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Maioria das escolas com média positiva.

No Correio da Manhã de 24/10/2007: "A média das classificações dos exames nacionais do Secundário subiu em relação a 2006. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, a média cifra-se em 10,24 valores, quando no ano passado foi de 10,05. Do total de 589 escolas que entram no ranking do CM, 305 obtiveram média igual ou superior a 10 valores (51,8 por cento).

A lista de escolas apresentada pelo CM baseia-se nas notas das provas realizadas pelos alunos internos de todas as escolas públicas e privadas às seguintes disciplinas: Biologia, Física, História, Inglês, Matemática, Português B e Química. Para o ranking entram os estabelecimentos de ensino onde se realizaram, pelo menos, 25 exames a estas disciplinas.

De acordo com a informação ontem disponibilizada on-line pelo ME – nos últimos anos os dados foram disponibilizados aos órgãos de Comunicação Social com alguma antecedência antes da divulgação pública – o Colégio Mira Rio, em Lisboa, é a melhor escola, com uma média de fazer inveja: 150,61 pontos. A melhor pública situa-se em Coimbra: os alunos da Escola Secundária Infanta D. Maria têm o terceiro lugar do ranking.(...)"

Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)

------------------------
Para mim os "rankings" são como as sondagens... Valem o que valem e dependem muito dos critérios e opções escolhidas. Para além disso não olham para o meio social envolvente. Um 14 num meio rural (onde muitos dos alunos ainda trabalham no campo com os pais) para mim, vale bem mais que um 17 num meio urbano (onde por regra os meninos e meninas têm todas as possibilidades para serem excelentes alunos). No entanto, não resistimos a dar uma vista de olhos... No link acima indicado poderão ver algumas informações (que eu não copiei para este post) como por exemplo o TOP 20+, o TOP 20-, etc.
-----------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário