segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Custo com contratados quase duplica em 2008.

No Diário de Notícias de 15/10/2007: "OE prevê despesa de 233 milhões com contratados. A despesa do Estado com salários dos contratados vai disparar em 2008, reflectindo a proposta de lei do Governo sobre vínculos e carreiras na função pública, que obriga a que as futuras entradas na administração sigam o regime do contrato individual de trabalho (CIT) em todas as funções que não sejam de soberania ou de autoridade.
(...)
Em compensação, corta a fundo na despesa com funcionários do regime de nomeação definitiva. Em 2008, o Governo conta pagar 5,1 mil milhões de euros em salários de trabalhadores do regime de vínculo público, menos 200 milhões de euros (4%) do que no presente ano.
(...)
Se a despesa com contratos a termo vai aumentar, o mesmo não se pode dizer no regime de tarefa ou avença, cujo encargo vai cair 26,6% para 27,8 milhões de euros. Este é o resultado das exigências de contenção feitas pelas Finanças a todos os ministérios relativamente ao recurso a trabalhadores em prestação de serviços.

Contratados na educação

A maioria dos contratados do Estado trabalha na educação. O ministério de Maria de Lurdes Rodrigues é responsável por 80% da despesa com pessoal em regime de contrato, essencialmente docentes. E é também este ministério que explica grande parte do agravamento dos custos com contratados. Os encargos com pessoal a termo mais do que duplicarão, para 105 milhões de euros, enquanto a despesa com contratos sem termo aumentará 18%.

O Ministério da Educação é também aquele que mais gasta em salários independentemente do tipo de vínculo, absorvendo 56% da despesa total com remunerações certas e permanentes. Em segundo lugar surge o Ministério da Administração Interna, que gasta 13% do total, e, em terceiro, o Ministério da Defesa, com 9%."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Meu Deus... Estas estatísticas só vão fazer com que a Ministra da Educação ainda "corte" mais na contratação. Lenha para a fogueira na 5 de Outubro...
-----------------------

2 comentários:

  1. Só curti do jorge palma naturalmente o resto dá vontade de rebolar e morrer


    www.motoratasdemarte.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Cortam nos quadros, têm que aumentar a despesa em algum lado, e é se querem professores suficientes! Onde é que querem cortar mais???

    ResponderEliminar