terça-feira, 4 de setembro de 2007

Ministra só quer docentes para o 3.º ciclo.

No Jornal de Notícias de 04/09/2007: "Milhares de docentes do quadro não foram colocados no primeiro concurso por haver um excesso de oferta de professores nos primeiros níveis de ensino, para os quais não há alunos suficientes. A justificação da ministra da Educação repetiu-se ontem, numa manhã que prometia ser marcada pelo protesto dos sindicatos de professores por todo o país, marcado para vários centros de emprego, mas que Lurdes Rodrigues quis reverter. Para isso, anunciou medidas a implementar nos próximos meses, para atingir o objectivo maior da legislatura diminuir o abandono até ao 12º ano.

Mas a polémica com os professores que ficaram sem lugar não morreu. Na maioria, disse Lurdes Rodrigues, são educadores de infância ou docentes do 1º e 2º ciclo do básico e o sistema carece é de professores do ensino secundário, nomeadamente nas áreas de Matemática e Informática. "Mais de metade dos candidatos a professor são de ciclos de ensino que não estão em crescimento", referiu, ontem, Maria de Lurdes Rodrigues, em conferência de Imprensa.

"O 1º e 2º ciclos do ensino básico não estão em crescimento. Não são precisos professores no pré-escolar, mas sim no 3º ciclo e no ensino secundário, sobretudo devido ao aumento da oferta nos cursos de educação e formação profissionalizantes", acentuou.

A ministra reconheceu que "é sempre muito complicado falar de desemprego" e que "só quem não viveu em precariedade (laboral) é que não entende" o que estes professores - "muitos dos quais com experiência" - estão a passar. Mas logo sublinhou que o desemprego entre os diplomados atinge todas as profissões, e não apenas os docentes. (...)"

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
No meio de tanto "insulto" agora vêm com falsas solidariedades... Por favor!
-----------------------

1 comentário:

  1. Não percebo é como é que todos os novos cursos têm Português (ou algo do género, que é leccionado pelos professores de Português) e há CENTENAS de professores dessa disciplina por colocar: só de QZP são mais de 500 que ainda estão por afectar; já nem falo de contratados...

    ResponderEliminar