quarta-feira, 12 de setembro de 2007

12º ano pode ser obrigatório em 2009/10.

No sítio da TVI a 12/09/2007: "Maria de Lurdes Rodrigues diz que o alargamento da escolaridade obrigatória deve ser debatido ainda este ano.

A escolaridade obrigatória poderá ser alargada ao 12º ano a partir do ano lectivo 2009/2010. O desejo foi formulado pela ministra da Educação ao «Correio da Manhã».

O objectivo já consta do Programa do Governo, mas a ministra reconhece que há «muitas implicações» que têm de ser pensadas, em especial «ao nível do rendimento e na forma como as famílias organizam a sua vida».

Maria de Lurdes Rodrigues garante que a preocupação foi dimensionar o sistema e preparar as escolas para a decisão de alargar a escolaridade obrigatória ao 12º ano.

A ministra acredita que a questão vai ser discutida politicamente este ano e que «deverá haver consenso».

Ainda assim, Maria de Lurdes Rodrigues considera que «há muitos jovens que se podem ganhar sem a criação de obrigatoriedade»."

Ver Artigo Completo (TVI)

2 comentários:

  1. Não sei se os fins justificam os meios... Embora dê, à partida, mais uns lugarzitos aos professores (não muitos, que eles arranjam como poupar!), a ideia de ter miúdos até ao 12º que só andam lá porque são obrigados...

    ResponderEliminar
  2. Esta "iniciativa" vem cheia de "água no bico". Não sei muito bem porquê, mas creio que ainda vamos ser os mais prejudicados com esta provável medida! Mas não há dúvidas: O número de vagas tem forçosamente que aumentar... não sei é se muito!

    ResponderEliminar