sábado, 25 de agosto de 2007

Acordão do STA é «histórico», diz Ministério da Educação.

No Diário Digital a 25/08/2007: "O Ministério da Educação (ME) considerou hoje «histórico» o acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) que determina que o Governo pode decretar serviços mínimos para as greves marcadas em época de exames escolares.

«Histórico, porque designadamente se traduz na protecção do exercício do direito à greve, mas também na defesa dos direitos das famílias», considera o ME em comunicado.

A tutela salienta que o acórdão reconhece e respeita o direito à greve, «mas estabelece os limites para conciliá-lo com o direito à educação», ao classificar «a realização dos exames em tempo útil como uma necessidade social impreterível».

O ME sublinha ainda que o STA considerou legítima a intervenção do Governo na definição dos serviços mínimos, «por ser este que interpreta e defende a satisfação destas mesmas necessidades sociais impreteríveis».

Na opinião do ministério, a inexistência destes serviços mínimos definidos «ameaçava os direitos dos alunos à sua avaliação num quadro de normalidade».

Segundo a edição de hoje do Jornal de Notícias (JN), o Supremo Tribunal Administrativo considera que «a intervenção do Governo na definição dos serviços mínimos é justificada por essa entidade que deve interpretar e defender a satisfação de necessidades sociais impreteríveis».

«Embora o direito à greve constitua um direito fundamental, não possui um carácter absoluto, podendo colidir com outros direitos fundamentais», diz ainda o Supremo.

No caso da greve decretada pela Fenprof e pela Federação Nacional de Educação em 2005, o Supremo considerou que «os serviços mínimos decretados não violaram o princípio da proporcionalidade» e que «o núcleo fundamental do direito à greve foi garantido»."

Ver Artigo Completo (Diário Digital)

Sem comentários:

Enviar um comentário