quinta-feira, 19 de julho de 2007

Exame de Biologia com erro.

No Correio da Manhã de 18/07/2007: "Mais um erro num exame nacional do Secundário e acima de sete mil alunos afectados. Depois de um erro no exame de Física e Química da 1.ª fase, agora foi a vez da prova de Biologia da 2.ª fase conter uma incorrecção numa pergunta, inviabilizando a concretização de uma resposta certa.

De acordo com o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) do Ministério da Educação, a incorrecção surgiu no item 3.2 do grupo II, uma questão relativa às características das células bacterianas. A questão acabou por ser anulada pelo GAVE, que decidiu, tal como na prova de Física e Química, majorar a cotação total das provas, mas agora com o factor 1,0309, “de modo a que a situação apontada não afecte negativamente a respectiva classificação final”. A multiplicação pelo factor 1,0309 resulta da relação entre a cotação total inicial (200 pontos) e a cotação total depois de suprimida a cotação do item anulado (194 pontos). Ou seja, um aluno que obtenha 90 pontos, que poderia atingir os 96 pontos, caso acertasse na resposta, terá um máximo de 92,8 pontos.

Recorde-se que a decisão do Ministério da Educação em relação à prova de Física e Química motivou protestos de várias federações de associações de pais, tendo mesmo sido entregue por dezenas de pais uma providência cautelar contra a tutela, para exigir a atribuição da cotação máxima a todos os alunos, relativamente à pergunta anulada. A prova de Biologia (602) de anteontem foi realizada por 7318 alunos.(...)"

Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário