quinta-feira, 21 de junho de 2007

Plano para melhorar resultados a Matemática será alargado "com urgência" ao 2º ciclo.

No Público de 20/06/2007: "O plano de acção criado pelo Ministério da Educação para melhorar os resultados a Matemática no 3º ciclo vai ser alargado ao segundo ciclo, já no próximo ano lectivo, anunciou hoje a ministra Maria de Lurdes Rodrigues.

Segundo a tutela, os resultados das provas de aferição realizadas no 4º e 6º anos, que serão divulgados hoje, mostram que a prova de Matemática do segundo ciclo foi a que registou o pior desempenho por parte dos alunos.
(...)
No âmbito deste plano, que conta com um orçamento global de nove milhões de euros até 2009, as escolas apresentaram à tutela projectos de melhoria dos resultados à disciplina, com metas definidas e quantificadas a três anos.

A contratação de peritos de universidades, o recrutamento de mais docentes de Matemática para reforçar o apoio aos alunos e o aumento do número de horas dedicado à disciplina foram algumas das soluções encontradas pelos estabelecimentos de ensino e viabilizadas pelo ministério, que não autorizou, contudo, a diminuição do número de estudantes por turma, uma das principais solicitações das escolas.
(...)
De acordo com a ministra, a elaboração desses documentos vai permitir "avaliar elementos estruturais do sistema de ensino, tais como programas, manuais escolares e formação de professores".

Ministério fala em “ano zero de nova série de provas de aferição”

Cerca de 250 mil alunos do 4º e 6º anos realizaram as provas de aferição a Língua Portuguesa e Matemática, testes que não contam para nota, mas que, pela primeira vez, foram aplicados universalmente nos dois anos de escolaridade.

Na conferência de imprensa, o Ministério salientou o "ambiente de serenidade e profissionalismo" que rodeou os testes, corrigidos por 8200 professores, considerando que este foi "o ano zero de uma nova série de provas de aferição".

"O sistema de ensino demonstrou estar preparado e encarar com naturalidade os procedimentos de avaliação externa das aprendizagens", congratulou-se a ministra Maria de Lurdes Rodrigues, considerando, no entanto, ser "muito cedo" para equacionar a transformação destas provas em exames nacionais."

Ver Artigo Completo (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário