quarta-feira, 23 de maio de 2007

DREN está sob fortes críticas.

No site do Jornal da Madeira a 23/05/2007: "O PSD requereu, ontem, a audição da ministra da Educação, em sede de comissão parlamentar, para que esclareça "os contornos" da suspensão e abertura de inquérito a um docente devido a um comentário sobre a licenciatura do primeiro-ministro.

Em requerimento entregue à comissão competente, os social-democratas requerem "a presença, com carácter de urgência", da titular da pasta da Educação, para que Maria de Lurdes Rodrigues esclareça "os contornos desta inqualificável situação", assim como "as medidas tomadas ou a tomar para a devida reparação dos efeitos causados".
O professor de Inglês Fernando Charrua, que, há 20 anos, trabalhava na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), foi suspenso de funções depois de ter feito um comentário ao caso da licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente, numa conversa com um colega, no seu gabinete.

Ao Público, sábado, a directora regional classificou o comentário de "insulto" e justificou a suspensão e o processo alegando tratar-se de uma situação "extremamente grave e inaceitável".
O docente em causa, que foi deputado pelo PSD, interpôs uma providência cautelar para contestar a suspensão, mas o Ministério da Educação (ME) pôs fim à sua requisição na DREN antes de ser conhecida a decisão judicial, pelo que o docente regressou à escola secundária do Porto, a que estava afecto.


"O PSD considera esta situação extremamente grave, por a mesma indiciar uma atitude intimidatória, persecutória e opressora dos mais elementares direitos, liberdades e garantias, que devem conformar a nossa sociedade", diz o seu requerimento.
Também o CDS-PP e o BE solicitaram, ontem, explicações ao ME, com os bloquistas a pedirem garantias de que este não se trata de um caso de persequição por delito de opinião, e os populares a denunciarem a (falta de liberdade de expressão e de opinião” na DREN, enquanto que o próprio provedor de Justiça solicitou esclarecimentos à directora regional."

Ver Artigo Completo (Público)

1 comentário:

  1. O PS não me parece estar muito de acordo com a asneirada da directora regional... estão a apertar-lhe corda à volta do pescoço dizendo coisas como: isto é da peloura da directora regional, as pessoas não podem ser castigadas por exercerem o seu direito à liberdade de expressão... Acho que quem vai perder a cabeça é mesmo ela...

    ResponderEliminar