quinta-feira, 24 de maio de 2007

240 mil alunos do quarto e sexto ano fazem hoje a prova de Matemática.

No site da SIC a 24/05/2007: "É hoje realizada a prova de aferição de matemática. Mais de 240 mil alunos do quarto e sexto anos realizam o teste que não conta para a nota, mas que serve para aferir se estão a ser adquiridas as competências básicas.

As provas de aferição tiveram início em 1999 e eram universais. Em 2002 passaram a ser realizadas apenas por uma amostra representativa dos alunos. Este ano, o Ministério da Educação (ME) recuperou as provas de aferição universais, ou seja, todos os estudantes dos dois anos de escolaridade realizam a prova, alegando que as provas de aferição são o instrumento "mais adequado para avaliar a qualidade do currículo nacional e a prestação das escolas nos primeiros ciclos do ensino básico."

(...)

Também a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) criticou a realização das provas de aferição, considerando que o objectivo do ME é avaliar as escolas e os docentes, responsabilizando-os pelos resultados dos alunos. Por seu lado, a Sociedade Portuguesa de Matemática considera que estas provas não incentivam ao estudo, para além de serem um desperdício de recursos, tempo e fundos.

De acordo com o Secretário de Estado Adjunto da Educação, Jorge Pedreira, as provas de aferição, cujo custo ronda os 300 mil euros, "permitem avaliar elementos estruturais do sistema de ensino, tais como programas, manuais escolares e o regime de avaliação dos professores."

As pautas com as classificações individuais dos alunos serão devolvidas às escolas até ao dia 21 de Junho. Em Outubro serão entregues aos estabelecimentos de ensino cerca de 30.000 relatórios por turma e por escola, enquanto o relatório final será disponibilizado "até ao fim do ano civil."

Ver Artigo Completo (SIC Online)

Sem comentários:

Enviar um comentário