sábado, 24 de fevereiro de 2007

Pirata da Educação: e os nomeados são...

No site do PortugalDiário a 21/02/2007: "O Júri do Prémio «Pirata da Educação 2006» reuniu-se esta quarta-feira em Coimbra e já decidiu quem são os nomeados para o prémio principal para as quatro categorias de Menções Vergonhosas.

O Ministério da Educação (ME) criou o «Prémio Nacional de Professores», para distinguir o melhor de entre quase 150 mil docentes portugueses. Os professores decidiram retaliar e criaram o Prémio «Pirata da Educação».
«Decidimos entrar pela ironia para responder a essa afronta», explicou ao PortugalDiário Mário Nogueira, dirigente do SPRC (Sindicato de Professores da Região Centro).

Os professores decidiram então retaliar e o SPRC criou o Prémio «Pirata da Educação», que «pretende distinguir a figura que, na opinião dos docentes da região centro, terá sido a mais sinistra da educação em 2006».
Além do «prémio principal de sinistralidade», os docentes vão ainda atribuir quatro «Menções Vergonhosas».


Depois «de várias horas de debate e discussão», foram nomeadas as seguintes figuras:

Prémio Pirata da Educação (Figura mais sinistra para a Educação em 2006): José Sócrates; Maria de Lurdes Rodrigues; Teixeira dos Santos.

Menção Vergonhosa «O Machado Dourado» (Relativa ao abate de escolas): José Manuel Silva (ex-director Regional de Educação do Centro); Teixeira dos Santos; Valter Lemos (secretário de Estado da Educação).

Menção Vergonhosa «Santa Ignorância» (Relativa a prestações públicas, sistemáticas, de ignorância sobre Educação): António Apolinário (director de Serviços de Recursos Humanos da DREC); Fátima Campos Ferreira (pivot do programa «Prós e Contras»); Jorge Pedreira (secretário de Estado Adjunto e da Educação).

Menção Vergonhosa «Língua de serpente» (Relativa a ofensas e injúrias proferidas sobre os professores e educadores): António Ramos André (ex-adjunto da ministra da Educação); Miguel Sousa Tavares (comentador político); Valter Lemos.

Menção Vergonhosa »Nem ao Diabo Lembrava» (Relativa à medida mais disparatada tomada no âmbito da Educação): Actividades de Enriquecimento Curricular (Medida da responsabilidade conjunta Maria de Lurdes Rodrigues - Valter Lemos); Aulas de substituição (Medida da responsabilidade conjunta Maria de Lurdes Rodrigues - Valter Lemos); Prémio «Melhor Professor» (anunciado em primeira mão por José Sócrates, em Faro).

A partir de dia 26 de Fevereiro, e até dia 11 de Abril, os professores e educadores da região centro irão votar em impresso próprio que será distribuído. Paralelamente, haverá ainda a possibilidade de votar na página electrónica do SPRC. O resultado final será estabelecido tendo em conta as duas formas de votação.

Sem comentários:

Enviar um comentário