terça-feira, 7 de novembro de 2006

Sindicatos esperam rapidez.

No Correio da Manhã de 07/11/2006: "É a última chance de professores e Ministério da Educação (ME) chegarem a um entendimento. Os 14 sindicatos entregam hoje na Av. 5 de Outubro, em Lisboa, o pedido de negociação complementar do processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD). Cada sindicato faz o seu pedido, mas são entregues em conjunto.

A estruturação da carreira em duas categorias e a imposição de quotas na categoria superior prometem continuar a ser o centro da discórdia entre as partes. Lucinda Manuel, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), considera que a rapidez do processo vai depender do ME. "Será a ministra a convocar a reunião. Suponho que não vá protelar isto por muito mais tempo, até porque já disse que quer enviar o documento o mais cedo possível para Conselho de Ministros", recorda. O processo negocial pode durar até 15 dias e o ME poderá optar por reunir com os sindicatos em conjunto ou com cada uma das quatro mesas negociais em separado.

A plataforma sindical é recebida hoje pelos deputados da Comissão de Educação da Assembleia da República. Lucinda Manuel espera "sensibilidade" da parte dos deputados, inclusive do PS. "Sabem que quem perde são os professores e a escola."

O Sindicato dos Professores da Região Centro acusou ontem a tutela de aumentar o apoio aos colégios privados em mais de 50 por cento nos últimos dois anos. Mas o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, refuta a acusação. "É totalmente falso", diz, justificando com os números do Orçamento de Estado: em 2005 foram 253 milhões de euros, em 2006, 268 milhões e para o ano serão 263 milhões. O aumento deste ano deveu-se à obrigatoriedade de o ME aumentar os descontos dos professores. "Este aumento tinha de ser coberto pelo Ministério, pois faz parte dos contratos de associação" celebrados com os colégios privados. Valter Lemos frisa que o apoio para os privados deve "manter-se estável".

O DINHEIRO NA EDUCAÇÃO


618 euros - É quanto leva para casa um professor bacharel, em estágio. O vencimento é de 758,96 euros

832 euros - É quanto leva para casa um professor licenciado, em estágio. O vencimento é de 1074,48 euros

1287 euros - É quanto recebe um professor contratado licenciado e profissionalizado: leva para casa de 972 a 1049 euros líquidos

106 euros - É a gratificação para os docentes da Educação Especial, do 7.º ao 10.º escalão

252 euros - É o valor do suplemento da vice-presidência de uma escola até 1200 alunos

100 euros - É o suplemento remuneratório para os coordenadores das escolas de 1.º Ciclo

504 euros/mês - É o suplemento dos presidentes dos Executivos das escolas com mais de 1200 alunos

1000 euros - É quanto um professor no 10.º escalão desconta por mês: leva para casa 1899,10 euros"

Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)

1 comentário:

  1. Esqueceram-se que o estágio pedagógico já não é remunerado...

    ResponderEliminar