quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Pais também estão contra aulas de substituição.

No site do PortugalDiário a 22/11/2006: "Federação Regional do Porto e Vila Real está solidária com alunos.

A Federação Regional das Associações de Pais dos Distritos do Porto e Vila Real solidarizou-se hoje com os protestos de alunos contra as aulas de substituição no Ensino Secundário, noticia a Lusa.

"As aulas de substituição no Ensino Secundário não deviam ser obrigatórias", disse à agência Lusa Rosa Novo, secretária da federação, justificando que os alunos deste nível de ensino já têm idade para decidir a melhor forma de aproveitar os "furos" entre aulas.

Rosa Novo salientou que o Secundário ainda não é um nível de ensino obrigatório, sendo frequentado por alunos que sabem bem se é melhor para eles aproveitar um "furo" para estudar para um exame ou ir a uma «aula de substituição de Educação Física dada por um professor de Matemática».

"A maioria dos alunos estão contra as aulas de substituição. A solução que os alunos preconizam é haver professores das várias áreas numa sala a quem eles podem pedir que esclareçam dúvidas", afirmou a dirigente.

Rosa Novo afirmou que a posição da federação de pais do Porto e Vila Real é, simultaneamente, contra a decisão do Ministério da Educação de obrigar os alunos do Secundário a frequentar aulas de substituição dadas por professores de outras áreas e contra a forma como muitos professores e conselhos executivos de escolas estão a encarar estas aulas.

"Há professores que instigam os alunos a não ter aulas de substituição", afirmou Rosa Novo, que também é secretária da direcção da Federação das Associações de Pais do Concelho de Gaia. Esta federação divulgou hoje um comunicado em que exorta os conselhos executivos "a ouvir e a envolver os estudantes na implementação das aulas de substituição", nomeadamente na avaliação das condições necessárias à implementação desta medida do Ministério da Educação."

Ver Artigo Completo (PortugalDiário)

Sem comentários:

Enviar um comentário