quarta-feira, 6 de julho de 2016

Concursos de docentes 2016/2017 - Manifestação de preferências para Contratação Inicial

E a um dia do fim do prazo da colocação em Concurso Externo, abre a fase de manifestação de preferências para o concurso de Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento. Ficam algumas informações úteis, assim como os links relevantes. Por último, uma ou outra recomendação...

Informações: 

a) A aplicação informática para manifestação das preferências encontra-se disponível de dia 6 de julho de 2016 até às 18:00 horas de dia 12 de julho de 2016, de Portugal Continental;

b) Podem indicar até 160 preferências por cada opção de graduação, podendo alternar ou conjugar as mesmas dentro dos seguintes limitescódigos de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, no mínimo 25 e no máximo de 100; códigos de concelhos, no mínimo 10 e no máximo 50; e códigos de Quadro de Zona Pedagógica (sem mínimos);  

c) Quando indicarem códigos de concelhos, considera-se que manifestam igual preferência por todos os agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas de cada um desses concelhos, fazendo-se a colocação por ordem crescente do respetivo código; 

d) Se indicarem códigos de quadro de zona pedagógica, considera-se que são opositores a todos os agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas integrados no âmbito geográfico dessas zonas pedagógicas, fazendo-se a colocação por ordem crescente do respetivo código;

e) Às preferências manifestadas deverão ser associados os intervalos de horário previstos e a duração previsível do contrato (contratos de duração anual bem como contratos de duração anual e de duração temporária). Os intervalos de horário são os seguintes: a) Horário completo; b) Horário entre quinze e vinte e uma horas.

Nota: Têm de indicar, para cada preferência manifestada, independentemente da sua posição na lista, os intervalos de horário, do maior (a) para o menor (c), sucessivamente. Assim, não podem indicar, para uma mesma preferência, um horário entre quinze e vinte e uma horas (b), sem antes ter indicado, para essa mesma preferência, um horário completo (a). 

Links:




Nota Informativa.pdf 

Manual de Instruções.pdf


Recomendações:

Colegas, como sempre, recomendo leitura atenta do aviso de abertura deste concurso de docentes (aqui), assim como do normativo legal que rege todos os concursos de professores (acolá). 

Depois de lerem o manual de instruções, experimentem a aplicação (SIGRHE), vejam o que é necessário (quem concorre há alguns anos, sabe que pouco ou nada mudou) e pensem em organizar as preferências pela ordem que desejam (em papel ou em algum documento digital, por exemplo). Depois e, com calma, vão preenchendo a aplicação, verifiquem tudo com calma e submetam quando acharem que não há mais nada a pensar ou a fazer.

Recomendo também que satisfaçam as vossas dúvidas junto da DGAE ou dos sindicatos... Por aquilo que tenho constatado em alguns fóruns de professores, existe muito "boa" gente que se diverte a confundir, aumentando desnecessariamente as já de si elevadíssimas doses de stress.

6 comentários:

  1. Boa tarde,

    este é o primeiro ano que vou concorrer. Gostaria de concorrer ao pais todo em todos os qzp.
    Eu pensava que para cada GR bastava selecionar os 10 QZP's. Mas disseram me que eu tenho de por primeiro 25 escolas, depois 10 concelhos e depois selecionar todos os QZP's. É verdade?

    OU para cada GR basta por so os 10 QZP'S?

    obrigada
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um número mínimo obrigatório, sim - está explícito na nota informativa. Mesmo que queiras concorrer aos 10 QZPs, tens de selecionar 25 escolas e 10 concelhos.

      Eliminar
  2. Boa tarde, surgiu-me uma dúvida neste concurso.
    Concorro ao grupo de recrutamento 110 e aquando da pergunta: "Aceita ser colocado em horários completos e incompletos de apoio educativo nas Necessidades Temporárias e na Reserva de Recrutamento?", a minha resposta foi: SIM.

    Desta forma posso concorrer a todos os horários? quer sejam completos ou incompletos? Muito obrigado

    ResponderEliminar
  3. Ola, estou aqui em angustia.
    Nas preferências podemos escolher a seguinte sequência: código de escola x horário anual e temporário; Código de escola y - horário anual; código de escola z - horario anual e temporário?
    um bem haja

    ResponderEliminar