segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Concurso nacional de docentes 2013/2014: Manual de instruções - reserva de recrutamento e contratação de escola

Foi hoje publicitado no sítio virtual da DGAE (aqui) o manual de instruções relativa às reservas de recrutamento e contratação de escola, que interessa ler com alguma atenção.

Transcrevo (com algumas adaptações e acréscimos), de seguida, algumas informações (que embora de conhecimento geral) poderão ser relevantes para quem anda um pouco mais nervoso ou desatento.

Assim,

No que concerne às reservas de recrutamento:

1) Os candidatos colocados no âmbito da Reserva de Recrutamento devem, obrigatoriamente, aceitar a colocação na aplicação informática disponibilizada pela Direção-Geral da Administração Escolar, no prazo de 48 horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis seguintes à publicitação da lista de colocação.

2) Recorde-se que, o não cumprimento dos deveres de aceitação e apresentação é considerado, para todos os efeitos legais, como não aceitação da colocação e determina: 
a) Anulação da colocação obtida; 
b) Instauração de processo disciplinar aos docentes de carreira com vista à demissão ou despedimento; 
c) Impossibilidade de os docentes não integrados na carreira serem colocados mediante os concursos de contratação inicial e reserva de recrutamento, no respetivo ano escolar e no seguinte sem prejuízo de poderem ser opositores ao concurso externo, no ano da sua realização".

Relativamente à contratação de escola:

3) Ao ser selecionado para um determinado horário de contratação de escola, o candidato será notificado do facto via e-mail (...). De qualquer forma poderá sempre verificar, na lista de candidaturas efetuadas, se foi selecionado para algum dos horários a que concorreu. Ao constatar que se encontra selecionado, deverá proceder, ou não, à sua aceitação. Para tal, deverá selecionar a linha associada ao horário e aceder aos dados da candidatura em modo de edição". 

4) A aceitação da colocação pelo candidato efetua-se, por via da aplicação SIGRHE, até ao 1.º dia útil seguinte ao da sua comunicação. A apresentação é realizada no agrupamento de escolas ou escola não agrupada até ao 2.º dia útil seguinte ao da comunicação da colocação. 
Nota: O não cumprimento dos prazos referidos anteriormente determina a anulação da colocação. 

5) O período experimental decorre na execução do contrato de trabalho da primeira colocação, celebrado no ano escolar. 
Nota: O período experimental é de 15 dias para as/os colocações/contratos cuja duração seja igual ou inferior a seis meses e de 30 dias para os restantes. 

6) No caso de denunciar fora do período experimental, o candidato fica impossibilitado de celebrar novo contrato, durante o corrente ano escolar, em qualquer agrupamento de escolas / escola não agrupada da rede pública. No caso de denunciar dentro do período experimental, o candidato fica impossibilitado de celebrar novo contrato, durante o corrente ano escolar, no agrupamento de escolas / escola não agrupada onde efetuou a denúncia. 

13 comentários:

  1. Será que não é tempo para agir…?

    O anterior Ministro com a Tutela do Ensino Superior, Sr. Prof. Mariano Gago, em entrevista ao Expresso, publicada no 1º Caderno, pp. 14-15, na edição de 18/4/2009, assegurou que as garantias de transparência nos concursos nas carreiras docentes do ensino superior eram impostas, pela primeira vez, de forma muito exigente nos estatutos.

    De alguma forma, o Governo assim fez ao estabelecer na lei a nulidade dos concursos de recrutamento de docentes, no ensino politécnico e universitário, que não contenham nos editais os critérios de selecção e seriação dos candidatos.

    O artigo 29º-B, n.º 2 e nº 3, do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico, e o artigo 62º-A, n.º 2 e n.º 3, do Estatuto da Carreira Docente Universitária, nas redacções respectivamente dadas pelo DL n.º 207/2009 e pelo DL n.º 205/2009, ambos de 31/8, que cominam a sobredita nulidade, entraram em vigor em 1 de Setembro de 2009.

    Basta tão só comparar editais de recrutamento de docentes para ensino superior público para o leitor poder aperceber-se quais os editais em que constam os critérios de selecção e seriação dos candidatos e os editais em que não constam os critérios de seriação dos candidatos que deles deviam de constar.

    Em apreço estão os concursos para o recrutamento de docentes para a carreira do ensino superior politécnico público, alguns deles para a nova categoria, criada pelo DL n.º 207/2009 de 31/8, de Professor Coordenador Principal, com vencimento equivalente ao de Professor Catedrático, cujos editais se encontram plasmados na 2ª Série do Diário da República, desde 1 de Setembro de 2009, e em que, com os critérios de selecção e seriação dos candidatos constantes dos editais, é insusceptível ordenarem-se dois candidatos…

    Insanável, a nulidade é arguível a todo o tempo.

    As autoridades administrativas podem, a todo o tempo, declarar a nulidade, bem como qualquer Tribunal.

    Será que não é tempo para o Ministro da Educação, com a Tutela do Ensino Superior, Sr. Prof. Nuno Crato, agir…?


    ResponderEliminar
  2. Ricardo, se ficarmos na CI e depois aparecer um horário melhor podemos denunciar? E qual a penalização? Eu creio que é a mesma coisa que na RR, mas se me puderes ajudar, agradeço imenso.

    Desde já, obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Eu quero dizer um horário melhor em CE...

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,

    Se ficar em RR e denunciar dentro do período experimental tenho alguma penalização?

    Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.!!

    Se ficar colocada numa RR, mas já tiver trabalho, posso não aceitar sem ser prejudicada?

    Ou é possível desistir do concurso para que não seja colocada em RR?

    ResponderEliminar
  6. Sou QZP não colocada no concurso MI. Para constar da RR deveria ter feito nova candidatura na RRecrutamento? É que iniciei sessão hoje (de novo) na DGAE e reparei que havia uma candidatura RR... não me lembro de alguma vez me ter recandidatado em RR, mas se o devia ter feito, já não vou a tempo.

    ResponderEliminar
  7. Tenho exactamente a mesma dúvida! Se ficar colocada na Reserva de Recrutamento posso rescindir contrato para poder aceitar algum horário em oferta de escola? Como os contratados não poderam concorrer às escolas TEIP, é natural que surjam bons horários mais tarde. Se sim, quanto tempo temos para rescindir, sem qualquer penalização?

    ResponderEliminar
  8. Desculpem-me, com tantos concursos e recandidaturas no mesmo sítio, começa a ser confuso e fatigante esperar pelos resultados. Acabei de ler o Manual de Instruções da Candidatura RR/Contratação de Escola (com muita, muita atenção), como gentil e pacientemente tem sido sugerido pelo Ricardo Montes aqui, reabri sessão na DGAE e consegui introduzir os dados pedidos (Habilitações). Depois já foi possível ver a oferta de horários... a que aparentemente, não concorri, para técnicos especializados (?!) Mas só assim é que se pode aceitar ou não a eventual colocação, não é?

    ResponderEliminar
  9. Para Eu: Sinceramente não te consigo responder, pois não domino a parte das denúncias de contrato.

    Mas o melhor é teres muito cuidado com isso e não arriscares.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Ricardo. Nas RR as denúncias têm sido feitas sem problemas, na CI é que não sei.

    ResponderEliminar
  11. Estou exatamente na mesma situação da Issie Bel. Alguém consegue ter os conhecimentos e gentileza de nos ajudar? Sinto-me perdida (não nos sentimos todos?!) Obrigada

    ResponderEliminar
  12. pode denunciar contrato nos 15 dias seguintes se o horário for de 1 mês e 30 dias se for mais que 1mes! Se passar os tempos, terão que pagar uma indemnização à escola que corresponde ao salário auferido. Neste caso se a escola se "lembrar" ficam penalizados e vão para o fim da lista.
    Caro Riicardo Montes, solicitava que divulga-se a petição que que enviei! Obrigado

    ResponderEliminar