terça-feira, 2 de abril de 2013

Concurso nacional de docentes 2013/2014: Preferências no concurso interno

Regresso mais uma vez ao Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho para conseguir elucidar a questão das preferências.

Assim, e ao contrário do que já li por aí, não existe obrigatoriedade em termos de concurso interno, em manifestar preferências ao nível de códigos de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, no mínimo 25 e no máximo de 100; códigos de concelhos, no mínimo 10 e no máximo de 50; e códigos de zonas pedagógicas,no mínimo 2

Estes limites apenas se aplicam de forma genérica ao concurso externo e concursos para a satisfação de necessidades temporárias. E mesmo nestes últimos, não se aplicam à mobilidade interna e à contratação de escola, assim como aos docentes de carreira candidatos na reserva de recrutamento. 

No que concerne aos docentes dos quadros, apenas existe uma obrigatoriedade e abrange apenas os colegas dos quadros de zona pedagógica. Estes colegas são obrigados a concorrer ao seu quadro de zona pedagógica e, no mínimo, a um código de agrupamento de escolas ou escola não agrupada de outro quadro de zona pedagógica. E atenção que este ponto será mantido independentemente de serem 23 QZP ou 10 QZP.

Para além disso, e se estão com ideias de encurtar raciocínios ou preferências, não se esqueçam que os professores de carreira de zona pedagógica, cuja candidatura não esgote a totalidade dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas do âmbito geográfico de zona pedagógica a que se encontram vinculados, manifestam igual preferência por todos os restantes agrupamentos ou escolas não agrupadas dessa mesma zona pedagógica, fazendo-se a colocação por ordem crescente do código de agrupamento de escolas ou escola não agrupada. Se considerarmos os 10 QZP e com a extensão que os mesmos terão será impossível esgotar a totalidade de escolas ou agrupamentos, a não ser que aumentem o número de campos para manifestação de preferências.

15 comentários:

  1. Boa tarde Ricardo! Se por exemplo pertencer ao QZP do Algarve, posso concorrer a outros Qzp ou sou obrigada a concorrer em primeiro lugar para o QZP do Algarve? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho essa dúvida. Estou colocada no qzp do Algarve, e gostaria de saber se tenho que concorrer em primeiro lugar às escolas deste qzp ou posso colocar outras de outros qzp, nas minhas escolhas.

    ResponderEliminar
  3. à semelhança de anos anteriores, podem concorrer para os qzp que quiserem pela ordem que quiserem; têm que se lembrar que no final (ou no meio, ou no principio) são obrigadas a concorrer a todos os agrupamentos do QZP a que pertencem.

    ResponderEliminar
  4. A Maria Antonieta já respondeu, no entanto, irei ser mais claro.

    Desde que coloque o código do quadro de zona pedagógica a que pertence e mais uma escola de outro quadro, está tudo bem. Não existe ordem nessa manifestação...

    Obviamente que se já não era recomendável fazer o que acima referi, com os novos mega qzp ainda menos. Os códigos de escolas, agrupamentos e concelhos devem ser utilizados sob pena de colocação por ordem crescente de código de escola/agrupamento. O que poderá ser mau... muito mau.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pelo esclarecimento!
    Espero é que não alterem as "regras" a meio do jogo! Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. boa tarde a todos!

    Consta que os docentes QE/QA vão ser obrigados a concorrer ao concurso interno. Será verdade?

    ResponderEliminar
  7. A colega anterior desceu à terra! Santa paciência!
    Se eu fosse dizer as coisas feias que me passam pela cabeça!
    GRANDE CLASSE!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. ups!
    Profs QE/QA só devem concorrer se tiverem horário zero, não?
    Ou, se essa situação estiver prevista para o próximo(s) ano(s) pelo nº de vagas (negativas) no quadro?
    Ou não devem concorrer?
    Devem esperar que seja distribuído o serviço de acordo com as suas habilitações e de forma a gerir eficazmente o corpo docente de um agrupamento?!
    Qual é o nº mínimo de horas necessário para um professor de QA ou QE manter o seu vínculo num QA ou QE de sua preferência?

    ResponderEliminar
  9. Estou Há quatro anos ho qzp de leiria, mas antes deste concurso que me colocou em leiria a 1 de setembro de 2009, fazia parte do qzp do oeste. A que qzp pertenço agora? Ninguém me sabe responder?

    ResponderEliminar
  10. Fátima, acho k fica no Z4 Coimbra/Leiria

    ResponderEliminar
  11. Olá. Já aqui li vários comentários que respondem à minha questão, no entanto, quero só esclarecer uma coisa se for possível. Sou professor de QZP. No ano passado fui obrigado a concorrer por ausência de componente letiva por formação de um mega. E nesse concurso a que fui obrigado a concorrer a todos os concelhos do meu qzp de origem, preenchi 2 quadros de manifestação de preferências separadamente. Um para o meu qzp e outro para outras preferências, sem informação de prioridade de qualquer um deles e acabei por ter de voltar ao meu quadro para a minha 1º opção sabendo que existiam vagas num dos quadros que me interessavam. Fiquei com a ideia de que havendo lugar no meu quadro de origem , fui "obrigado" a voltar ao mesmo, sem ter hipótese de mudar. Será que estou correto?

    ResponderEliminar
  12. Viva colegas

    sou professora de QZP do grupo 240 e este ano não tenho componente letiva. a minha dúvida é a que prioridade devo concorrer, 1º ou 2º?
    Boa sorte para todos.

    ResponderEliminar
  13. sou contratada, moro em lisboa e só queria concorrer a lisboa ocidental e cidade e zona norte de lisboa que antes eram dois QZP'S. gostaria de saber se sou mesmo obrigada a respeitar os limites impostos e concorrer a duas zonas. assim será lisboa, ocidental, cidade e zona norte de lisboa, setubal e mais outra zona. bem esta área geográfica é enorme para quem tem de dormir em casa todos os dias. ajudem-me, please.

    ResponderEliminar


  14. todos os anos tenho enorme dificuldade em encontrar:


    Códigos de Agrupamentos


    A culpa será certamente minha

    ResponderEliminar
  15. Boa noite,

    sou uma novata e gostaria que me informassem, se for possível, como se concorre para as escolas... obrigada.

    ResponderEliminar