quarta-feira, 4 de julho de 2012

Redução do salário dos professores contratados

Governo reduz sem aviso salário de professores contratados

Comentário: Segundo o artigo noticioso, as "escolas estão a reduzir o vencimento de professores contratados sem qualquer aviso prévio, por ordem das Direcções Regionais da Educação, depois de ter terminado o período de aulas".

Espero estar errado, mas um dia destes, passam as contratações de professores para empresas de prestação de serviços (a par daquilo que já acontece em algumas AEC), ficando também a nossa classe profissional em situação similar ao que já acontece com os médicos e os enfermeiros. E nessa situação, se a precariedade já é tremenda, passará a ser substancialmente aumentada.

58 comentários:

  1. As revoluções passam sempre por um "mínimo" de adesão. E posso estar errado, mas esse mínimo apenas deverá ser atingido quando os professores dos quadros começarem a apanhar "por tabela".

    Até lá, temos alguns (poucos) contratados em mobilização e meia dúzia de docentes dos quadros em alerta.

    Mas concordo contigo quando dizes que precisamos de uma revolução.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, não estarás a ser um pouco injusto? Fomos tantos do quadro aqueles que começaram, em 2006, a ver o rumo das coisas e a indignar-nos ... Nas escolas, tenho visto muitos professores acomodados e francamente, não sei se são mais os do quadro ou os contratados que, por razões diferentes, não reagem a esta saga toda. Assim, espero que de uma vez por todas, os professores se deixem de guerrinhas internas e percebam que neste momento, está péssimo para todos e é a olhos vistos que se vê a aniquilação da educação (e não só).

    Não entendo a passividade das pessoas. Mas tb é com agrado que noto a emergência de muitos grupos e pessoas sem medo.

    Voltando aos professores, é natural que tenhamos desmobilizado ... o governo de Sócrates desacreditou os efeitos de qualquer manifestação. E os sindicatos tb não estiveram bem. Temos de ultrapassar esse passado negro. E provavelmente, agir de outro modo. Mais radical.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Para Moriae: Não estou a ser injusto, mas sim realista. E se reparares estou a afirmar o mesmo que tu. A adesão à contestação que ocorreu em 2006, apenas foi possível porque os professores do quadro estavam a ser atingidos com as medidas de Maria de Lurdes Reis Rodrigues.

    O meu comentário à tua intervenção, foi num sentido de a complementar e não criticar. Tal como tu, também eu fico incrédulo com a enorme passividade dos professores, quando estamos perante o MAIOR ataque à nossa classe profissional. Bem mais grave e com maiores implicações do que aquilo que aconteceu no reinado da primeira ministra da educação de Sócrates.

    Quanto à radicalização, não sei muito bem a que te referes, mas de uma coisa estou certo: dificilmente conseguiremos radicalizar o que quer que seja, se não nos mobilizarmos enquanto corpo profissional que partilha dos mesmos problemas. Enquanto funcionarmos em "ilhas" não vamos a lado nenhum...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Para além disso, veremos o que acontece nos comentários a este post em relação a adesão e discussão até ao final do dia... Fico à espera (sentado).

    ResponderEliminar
  5. Totalmente de acordo!!! Portanto, prossigamos que o caminho faz-se ...

    Abraço, Ricardo

    ResponderEliminar
  6. Pois! Infelizmente também não estou optimista!

    Olha, o que achas da manif do dia 12 que os sindicatos estão a convocar?

    Confesso que ainda estou desiludida com eles mas por outro lado, sinto alguma necessidade de estar com colegas num protesto.

    ResponderEliminar
  7. Para Moriae: Sofro de sentimentos mistos em relação a esta manifestação. Por um lado tenho um vontade imensa de ir, por outro lado considero que irá muito pouca gente... E se a frustração com a iniciativa sindical e com a adesão dos colegas já é grande, tenho algum receio de ir e me desiludir de tal forma que faça um corte radical com este tipo de situações.

    Ainda tenho alguns dias para pensar... Enfim.

    ResponderEliminar
  8. Estou cansada!!! Sou contratada à 6 anos, umas vezes longe outras vezes mais perto... mas conheço tão bem as estradas deste país. Já participei em várias manifestações e tento acompanhar todas a novidades que o MEC põe cá fora! Este blog ajuda me muito a manter me informada... Mas Ricardo estou cansada, este ano fui mãe e longe da família tenho com a ajuda do meu marido de ser mãe e professora e vejo a futuro negro muito negro. A realidade é que nós temos vidas complicadas e quando me falam em manifestações fico sem forças para lutar mais pois já participei em algumas e de nada adiantou... Agora que eu precisava de paz para cuidar do meu bebé o "MEC" está a cair me em cima... E como eu tantos outros... tantos!!!

    ResponderEliminar
  9. Esperemos que não nos baixem o salário, mas serve a informação para abrirmos a pestana. Dia 12 lá estarei, sejam muitos ou poucos os que se mobilizem. Não vou pelos sindicatos, vou por estar em total desacordo com estas medidas. O facto dos sindicatos disponibilizarem os transportes pode ajudar os colegas com mais dificuldades financeiras.

    ResponderEliminar
  10. Docentes sofreram cortes nos vencimentos, em alguns casos superiores a 600 euros. Escolas receberam instrução das Direcções Regionais.

    As escolas estão a reduzir o vencimento de professores contratados sem qualquer aviso prévio, por ordem das Direcções Regionais da Educação, depois de ter terminado o período de aulas. Uma situação, que segundo os professores, "nunca aconteceu até este Governo".
    Em causa estão vários professores contratados de escolas de Elvas, Alcácer do Sal e de Alvito que foram colocados no início deste ano lectivo para um determinado número de horas. No entanto, os docentes assinaram aditamentos ao contrato inicial, que ainda está em vigor, para preencher as horas vagas nas escolas e estavam a cumprir um horário completo, que corresponde a 22 horas lectivas.

    Contudo, estes professores contratados não receberam este mês o salário correspondente ao horário completo tendo sofrido um corte correspondente ao número de horas inscritas nos seus aditamentos, apesar de no seu recibo de vencimento - a que o Diário Económico teve acesso - constar as 22 horas. Redução que em alguns casos ascende a dez horas lectivas anuais e que se traduz numa diferença no salário de 624,15 euros.

    Depois de terem pedido esclarecimentos junto das escolas os professores receberam uma circular interna da Direcção Regional do Alentejo, a que o Diário Económico também teve acesso, onde se lê que "tratando-se de horas lectivas aquelas que deram origem aos aditamentos ao contrato do docente, os aditamentos manter-se-ão enquanto a necessidade dessas horas se mantiver".

    fonte:http://economico.sapo.pt/n

    ResponderEliminar
  11. É bem verdade, anónimo 10:24. O facto de termos transportes é uma mais valia. E sim, poucos hoje, mais amanhã. Há que dar o exemplo, partilhar este mal-estar com os colegas e mostrar ao país indignação que é transversal. É inadmissível o que se está a fazer às pessoas. O caso dos professores contratados e o de ontem, dos enfermeiros é inaceitável! Só estas duas medidas mereciam paralisação total das duas classes!

    ResponderEliminar
  12. Pago à mulher a dias 7 euros à hora. Não a chateio, e não tem de prestar contas a ninguém. Pensem nisso.

    ResponderEliminar
  13. Aos enfermeiros querem pagar 3,96 euros à hora através de empresas contratadas pelo Estado. E aos professores contratados parece estão a querer o mesmo.... empresas contratadas pelo Estado que ficam com uma gorda percentagem e pagam o mínimo aos trabalhadores. Se esta redução do ordenado for para frente, preparem-se pois virá pior!

    ResponderEliminar
  14. Parece-me que precisamos de algo que possa unir a classe, não acredito que seja pela degradação das condições de trabalho. Eu não consigo conceber que apenas meia dúzia de iluminados possam definir as políticas educativas do país e manietar uns milhares de professores.


    O que realmente interessa aos pais dos nossos alunos? educação e perspetiva de trabalho futuro aos seus filhos.
    Se os iluminados podem definir políticas educativas, nós que trabalhamos e conhecemos as diversas realidades, poderíamo-nos organizar em grupos de trabalho por regiões e definir uma política educativa comum, tendo em conta o que queremos da escola, pensar a escola do futuro e o caminho que deverá ser feito.

    Nós somos um povo compreensível e tenho a certeza que conseguiríamos beneficiar o interesse comum em detrimento do individual. Ahhh e gastando o mesmo ou até menos.

    Penso que por aí conseguiríamos criar uma perspetiva de vida melhor, criando um sonho que todos iríamos partilhar e incentivar.

    "Pare de se queixar do que não tem e comece a criar o que quer." - Dr. Phil McGraw

    ResponderEliminar
  15. Eu estarei na manifestação não pelos sindicatos, mas por nós professores. espero que os colegas, contratados ou não não fiquem em casa à espera que os outros lutem por eles. Era importante que esta manifestação tivesse uma grande adesão. Porque se isso não acontecer, continuarão os massacres na profissão docente. Acho que a escolha é a nossa. ou lutamos ou então aceitamos tudo passivamente e deixamos de vir para os blogues queixar-nos. os blogues são muito importantes e eu venho aqui todos os dias...Mas está na altura de nos deixar-nos de lamurias e lutar. E a luta faz-se na rua. Ninguém respeita uma classe que não se faz respeitar.

    ResponderEliminar
  16. Eu vou à manif, caso contrário ficaria com um peso na consciência.
    Reparem no entanto, e por exemplo, para quando marcaram greves o pessoal da TAP...
    Agendar manifs em Julho é dar mais um motico ao "cratino" para zombar de nós.
    Urgia ter tomado medidas mais drásticas, agora caros colegas, agora é tarde demais...

    ResponderEliminar
  17. Faço um apelo para que ninguém fique em casa no dia 12!!! Sou contratada do grupo 410 há mais de vinte anos, céptica em relação ao trabalho dos sindicatos na defesa da nossa causa, mas não podemos ficar em casa nesse dia!Tenho tentado mobilizar todos os colegas à minha volta e é isso que todos devemos fazer nesta hora!! Vou estar lá sejamos muitos ou poucos, já fiz a minha inscrição no balcão SPZC em Viseu. Fui sindicalizada, agora não sou. PERDER A OPORTUNIDADE DE MOSTRAR INDIGNAÇÃO E DAR MOSTRAS DE QUE ESTAMOS VIVOS, NUNCA!!

    ResponderEliminar
  18. PERDÃO, COMO É ÓBVIO HÁ MESMO É QUE DAR MOSTRAS DE QUE NÃO MORTOS, NÃO VERDADE...

    ResponderEliminar
  19. Eu vou para a roubar manifestar-me contra as barbaridades que este Governo anda a fazer. Eu vou e vou levar alguns comigo.

    ResponderEliminar
  20. Continuam sempre a votar nos mesmos, afirmando que não à alternativa aos 3 de sempre do arco do poder(PSD/PS/CDS), AGORA MONTEM-SE EM CIMA DELES E DEIXEM-SE COMER. NÃO FOI AQUILO QUE VOCÊS QUISERAM?

    ResponderEliminar
  21. Já há muito tempo que digo que nós, contratados, devemos fazer greve durante 1 semana, no mínimo. Só assim podemos fazer ver o que valemos.

    ResponderEliminar
  22. Concordo plenamente com a Sillvia.

    ResponderEliminar
  23. É isso, Sílvia! Greve mas não de um dia. Preferia perder um mês de salário (embora me faça muita falta) mas que desse algum resultado! Mas e os sindicatos? Por que motivo não tomam uma atitude dessas? É que tb ñ podemos fazer greve de qualquer maneira! Tem que ser convocada, certo?

    ResponderEliminar
  24. Continuo a dizer, com os médicos, pilotos e etc, recuam.
    Nos profs é sempre a malhar.
    Enquanto não se decretar uma greve por tempo indeterminado ou algo parecido, isto nunca mais lá vai.
    O problema desta classe sem classe, é que está sempre alguém à espera de "tomar/ comer o lugar do outro.
    Além disso, é sempre a espetar facadas nas costas uns dos outros,quer sejam contratados quer sejam do quadro.

    ResponderEliminar
  25. Será que o ministério pode mesmo reduzir o salario dos contratados sem aviso prévio? Vou ler o meu contrato e analisa-lo. Será para todos os contratados ou apenas para alguns???? Esta gente divide para reinar à moda do "antigamente".
    É altura de nos mobilizar-mos sejamos professores do quadro ou professores contratados.
    Acredito que os professores contratados se vão unir em torno do movimento pela vinculação de professores contratados( unir para lutar contra esta politica do MEC que não só a vinculação).

    ResponderEliminar
  26. E se nenhum contratado se apresentasse ao serviço durante o mês de setembro do próximo ano letivo, incluindo os professores das AEC? Será que davam pela falta deles? Isso sim ia ser bom de ver!!!

    ResponderEliminar
  27. Que mais nos vai acontecer? Eu ainda sonho com a união de (quase) todos, mas claro que este sonho não se concretizará. A união faz a força.

    De facto, os colegas que continuam a não ser afetados com isto, estão a borrifar-se para o que está a acontecer. As minhas forças para lutar contra eles também se estão a acabar :-(

    ResponderEliminar
  28. O problema é que eu já lutei...outros milhares já lutaram...e do que valeu? De nada! Então para quê lutar? Desisti e conformei-me

    ResponderEliminar
  29. Sou o professor referido no artigo! Já vos tinha alertado para esta situação em meados de junho... para averiguar se a mesma se estava a passar em mais escolas... mas nem resposta mereci...

    ResponderEliminar
  30. Eu, não há ninguém (excepto aqueles que até ganham com tudo isto) que não esteja a ser afectado por tudo isto. Assim, vale a pena apelar a essa unidade e força conjunta. É o que penso e neste momento, por mais desiludida que esteja com colegas, esquemas, etc. penso que não há remédio senão lutar. E já se faz tarde ... E quanto mais tempo passar, pior e mais enfraquecidos ficamos.

    A Alemanha é um grande exemplo, certo? Então, veja-se o que aconteceu por causa da austeridade (passo a propaganda ao Demo Crato): http://democrato.blogspot.pt/2012/07/estao-ver-bela-da-alemanha.html

    Força e vamos à luta, todos!

    ResponderEliminar
  31. Prof lesado,
    lamento o que está acontecer. Se quiser escrever alguma coisa que se possa divulgar, conte com o Demo Crato (democrato@gmail.com). E tb estou certa que o Ricardo tb será solidário. Há que agir. Não se admite o que vos aconteceu!

    http://democrato.blogspot.pt/2012/07/revolucao-tera-de-estar-passos.html

    Abraço solidário

    ResponderEliminar
  32. O verbo haver tão mal tratado por alguns professores...

    ResponderEliminar
  33. A situação não é inédita é importante que se diga, tal como o atual governo PSD, também o governo PS fez precisamente o mesmo em 2007/2008.

    ResponderEliminar
  34. Não conseguirei estar na manifestação desta vez, porque tenho uma consulta de psiquiatria..., no entanto, penso que Educação é uma causa perdida, estou farta desta profissão... 8 anos a recibos verdes (AEC) com direito a 3 meses de atraso e promessas que se insistir muito,pelos pagamentos, para o ano ficarei em casa... Ninguém merece!
    Apesar de AMAR a minha profissão BASTA... terei de encontrar outro rumo, NÃO AGUENTO MAIS ISTO!

    ResponderEliminar
  35. A questão já transcende, e muito, o universo dos contratados. Se nós ficarmos de fora, quem fará o trabalho todo? Há 16 anos que me contratam, quem fará o meu trabalho, agora que eu já sei que, na escola onde estou, o meu horário desapareceu?? Já pensaram nisso, colegas do quadro?
    Se isto não chegar para unir os professores todos não sei o que mais será preciso...

    ResponderEliminar
  36. Eu tb sou da opinião que a manifestação do nosso descontentamento deve ser feita de uma forma que realmente afecte. Dia 12 devemos comparecer mas em Setembro devemos boicotar o início das atividades letivas.

    O ano letivo não deveria começar a menos que seja reposta a justiça no ensino.

    Temos que nos dar ao respeito e para isso não podemos deixar que sejamos tratados desta maneira.

    Sem PROFESSORES as escolas não funcionam. Temos poder mas só o temos TODOS juntos.

    É cliché mas «A união faz a força».

    ResponderEliminar
  37. Agora lembrei-me de um livro do Saramago "As intermitências da morte" - "No dia seguinte ninguém morreu...". Se nenhum professor se apresentassem em setembro ia ser o caos...

    ResponderEliminar
  38. Neste momento, é de CAOS que estamos a precisar. Só assim é que se conseguirá alguma coisa...

    ResponderEliminar
  39. Dia 12 estou certo em filas... a da segurança social e a do centro de emprego. É o meu 1º dia de desempregado este ano.
    O que agora andam para ai a dizer eu já fiz muitas, manifestações greves... ainda ficou pior.
    Não lecionar no inicio do proximo ano letivo eu não sei se o novo codigo de trabalho onde o patrão argumenta que o empregado não se adaptou ao serviço vos pode tramar.
    5 anos de licenciatura, 2 de prof em serviço e 1 de especialização quando aquele senhor com nome de coisa verde onde os cães muitas vezes cagam fez em apenas 1 ano uma licenciatura. Que maravilha de País...

    ResponderEliminar
  40. Para Draco: Jamais verás um sindicato de professores a convocar uma greve por tempo indeterminado... Quem é sindicalista sabe perfeitamente qual será o resultado de uma iniciativa desse tipo.

    ResponderEliminar
  41. Nunca fechei portas à participação e à colocação e divulgação de informação e mensagens neste blogue. Divulgo no blogue quase tudo o que me solicitam por email... Se alguém se quiser manifestar publicamente e sob a forma de um post é só enviarem para o email cá da casa.

    ResponderEliminar
  42. No nosso caso, é mais fácil determinar greves "prolongadas" com o apoio dos sindicatos. A outra opção é constituirmos uma espécie de comissão de trabalhadores.
    A luta pode passar também pela requisição, na secretaria, do material que utilizamos no dia a dia, como folhas, lápis, canetas... eu não costumo pedir esse material... compro. Cada vez que penso nos roubos de que tenho sido alvo, penso também no efeito que teria o facto de todos exigirem que lhes fosse fornecido o material de trabalho, como acontece com todos os funcionários de qualquer entidade. Todos juntos, temos que organizar uma ação concertada. E como somos milhares, fará, certamente, diferença!TEMOS QUE AGIR.

    ResponderEliminar
  43. Pelo que vejo, e leio, muitos de nós já estamos REVOLtados, se houver AÇÃO temos REVOL + AÇÃO, ou seja...

    ResponderEliminar
  44. Em nome do País que temos e de portugueses que somos temos que lutar em conjunto pelo nosso país, que não é só na educação que está mal. É em tudo!!!. Os "tachinhos" dos Políticos em Portugal são uma "merda"- nome bem português, que têm vindo a denegrir a iamgem do nosso país e envergonhar os nossos antepassados. Para mim só se houvesse um verdadeiro golpe de estado. Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  45. Alguém tem dúvidas se devemos estar UNIDOS E LUTAR?

    Se não acreditam nos sindicatos representem-se na vossa pessoa demonstrando indignação pelo deteriorar da nossa profissão.

    Não inventem desculpas.

    LUTEM...SEMPRE!!

    RS a.k.a O cão danado

    ResponderEliminar
  46. Surpreende-me que os professores do norte do país, o SPN neste caso, estejam a reservar autocarros para se manifestarem em Lisboa e que os restantes sindicatos estejam a banhos.

    ResponderEliminar
  47. O que ninguém queria aconteceu! Está publicado em Diário da República o diploma que vai levar milhares de docentes para o desemprego e que vai tornar mais pobre a Escola Pública.

    O Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho é um momento mau da História da Educação. Haverá um antes e um depois do 139.

    Mas será tarde.

    ResponderEliminar
  48. deviam reduzir era no ordenado e nas vergonhosas benesses dos politicos,mas aí tudo na mesma..
    os únicos func. publicos que se safam são os médicos...porque,o part-time da privada ,os bancos e a empresa ajuda a viver...
    nós somos alvo a abater.

    ResponderEliminar
  49. Não há ai nenhum professor contratado de fisico-quimica??

    Para construirmos uma bomba de neutroes, parece que são mais fáceis que construir que uma nuclear tradicional e não deixa rasto.

    Contactem-me poderionuclearlibertaçao daescravidaoehumilhação@gmail.com

    ResponderEliminar
  50. Farto desta m... toda, lancem fogo nas escolas todas....

    ResponderEliminar
  51. EXTREMAMENTE IMPORTANTE DEVIDO AO MOMENTO DE DESCALABRO TOTAL ACTUAL:

    http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=35970

    ResponderEliminar
  52. Temos que nos encontrar TODOS dia 12. Pelo menos o país ficará a saber que estamos indignados, porque todas estas medidas são para acabar com o futuro dos nossos e dos seus filhos...

    Lutemos!!!

    ResponderEliminar
  53. Problema resolvido! Houve um erro de interpretação e a escola cortou vencimentos indevidamente.

    http://democrato.blogspot.pt/2012/07/ufa-um-problema-resolvido.html

    ResponderEliminar
  54. lixa-se o mexilhão...há desculpas para tudo,até o canudo dos outros está bem argumentado...
    a escola cortou indevidamente a alguns...noutras escolas acaba-se o contrato e vai para a fila do desemprego...aí ,talvez te deiam uns míseros euros;aí,não houve irregularidades?
    uma vergonha nacional..uns,contratados tiveram a sorte no concurso,ou na recondução ou...esses,ainda,podem comer...mal...mas todos os dias,enquanto outros,que andam nisto há mais de uma dezena de anos ,veêm comer...
    não tenho argumentos para justificar aos meus filhos
    nunca se viu tamanha desigualdade.
    estes idiotas não acham que estão a abusar?
    enoja-me estes politicos de ...

    ResponderEliminar
  55. Agora os contratados querem fazer greve em Setembro : )
    Só podem estar a brincar.
    Em Setembro não há lugar para contratados.
    Queimem a puta da escola e já vai tarde.

    Tenho pena dos meus filhos, vão ter uma escola de merda.

    ResponderEliminar
  56. tem toda a razão para ter pena dos seus filhos.
    estão a destruir a escola publica;
    quem não tem dinheiro sujeita-se.
    ninguem faz bolos sem farinha...
    agora,parece que vão atribuir a cada contratado um ordenado minimo...deve ser é 6h para cada um.
    dia 12 estaremos presentes.
    os pais devem participar.a luta é a mesma.

    ResponderEliminar