domingo, 22 de julho de 2012

Manifestação de preferências para a contratação inicial: subsiste uma dúvida...

Estamos a menos de 24 horas da 2.ª fase (manifestação de preferências) do concurso da contratação inicial ter início e ainda subsistem dúvidas quanto aos códigos de escolas/agrupamentos, concelhos e quadros de zona pedagógica, assim como sobre quais os intervalos a utilizar

Há uns tempos atrás referi algo (que os códigos e os intervalos seriam os regulamentados pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de fevereiro - uma vez que era esse o normativo em que o aviso de abertura se baseava) que acabou por ser criticado por alguns colegas que alegaram que poderia estar a induzir os colegas contratados em erro. Aceito a crítica... Na realidade, só mesmo amanhã poderemos saber quais os códigos e intervalos de horários que irão ser implementados na aplicação.

No entanto, e para que todos possam estar cientes das duas eventualidades, coloco o que constava no anterior normativo legal dos concursos (Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de fevereiro) e no atual (Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho):


DL 51/2009:

- Na manifestação das suas preferências os candidatos devem indicar os códigos referidos nas alíneas seguintes, podendo quer alternar as preferências dessas alíneas quer conjugar as preferências contidas em cada uma delas: a) Códigos de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, no máximo de 100; b) Códigos de concelhos, no máximo de 50; c) Códigos do âmbito geográfico dos quadros de zona pedagógica

- Os docentes candidatos à contratação podem, respeitados os limites fixados no n.º 3, manifestar preferências para cada um dos intervalos previstos nas alíneas seguintes: a) Horário completo; b) Horário entre dezoito e vinte e uma horas; c) Horário entre doze e dezassete horas; d) Horário entre oito e onze horas

DL 132/2012:

- Na manifestação das suas preferências, os candidatos devem indicar os códigos referidos nas alíneas seguintes, podendo alternar as preferências dessas alíneas ou conjugar as preferências contidas em cada uma delas: a) Códigos de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, no mínimo 25 e no máximo de 100; b) Códigos de concelhos, no mínimo 10 e no máximo de 50; c) Códigos de zonas pedagógicas, tendo como mínimo 2.

- Os candidatos à contratação a termo resolutivo previstos nas alíneas b) e c) do n.º 2 do artigo 6.º podem, respeitados os limites fixados no n.º 2, manifestar preferências para cada um dos intervalos seguintes: a) Horário completo; b) Horário entre quinze e vinte e uma horas; c) Horário entre oito e catorze horas.


Como estamos perante questões muito importantes para quem quer concorrer, espero sinceramente que amanhã a DGAE se lembre de colocar uma nota informativa a esclarecer este assunto ou em alternativa, que o manual de candidatura seja absolutamente claro no que à manifestação de preferências diz respeito.

9 comentários:

  1. Ricardo e restantes colegas:

    penso que a sua interpretação estará correcta... basta ler o Artigo 54.º
    Norma transitória; que remete para intervalos e preferências referidas no anterior decreto lei!

    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Artigo 54.º
    Norma transitória do actual decreto lei

    ResponderEliminar
  3. Se um candidato quiser concorrer só a zonas pedagógicas?Pode?
    Dora

    ResponderEliminar
  4. Dora, é essa a minha dúvida também, pois costumo concorrer só a QZP's...


    Grace

    ResponderEliminar
  5. Vai ser uma semana de sofrimento que se prolongará, pelo menos, até de agosto. Infelizmente, acho que depois também será, não espero nada de bom.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que estou a endoidecer.

    Surgiu-me uma dúvida que jamais me tinha ocorrido em tantos anos de concurso. Se se mantiverem as orientações dadas pelo DL 132/2012, no que diz respeito aos mínimos e máximos (de preferências), supondo que concorro para 2 QZP:
    - posso manifestar preferência por concelhos desses QZP ou serei obrigado a colocar outros?

    Sim, sei que assim limito as minhas opções, mas só pretendo concorrer a 2 QZP, colocando, naturalmente, por ordem de preferência, as escolas e os concelhos neles integrados.

    - A totalidade de escolas a que podemos concorrer incluem os vários intervalos de horários? Se só posso concorrer no máximo a 100 já têm de incluir, por ex, os 3 intervalos de horários?

    Chamem-me o que quiserem, mas estou PUFFFFFFFFF!

    Obrigada a quem tiver paciência para ler e, eventualmente, responder.

    E boa sorte, vamos precisar de muita!!

    ResponderEliminar
  7. ao ML.
    admitindo que se mantém as regras do ano passado:

    - sim, podemos manifestar preferências por concelhos de QZP's que também indicamos posteriormente na lista;

    - não, o número máximo diz respeito ao número de códigos diferentes introduzidos, portanto o mesmo código indicado várias vezes nos diferentess tipos de horário conta apenas uma vez.

    ResponderEliminar
  8. se eu puser o QZP de braga, por exemplo, já não estou a pôr mais do que 25 escolas e 10 concelhos? tenho de escrever tudo? para quÊ?

    ResponderEliminar
  9. Para a Cristina:

    muito obrigado pelo esclarecimento.

    Bem-haja!

    Boa sorte para todos e, por favor, leiam muito bem todos os documentos antes de começarem a preencher a aplicação!!

    ResponderEliminar