domingo, 15 de julho de 2012

Listas "úteis" para a manifestação de preferências

Ao contrário dos anteriores concursos de professores, o deste ano será profundamente anómalo. Anómalo, pela existência de dois avisos de abertura, de dois normativos legais e de cortes profundos em termos de horários disponíveis. A falta de respeito com que alguns Diretores trataram os professores aquando da comunicação de que teriam de concorrer (e aqui ocorreu um pouco de tudo, incluindo até a não comunicação), também me conseguiu surpreender.

Adiante.

Para quem está habituado a fazer um pequeno estudo de previsões para elaborar a sua manifestação de preferências, deparar-se-á com uma situação muito complicada... Mesmo que se faça uma pesquisa (de quantos colegas foram colocados em determinadas escolas ou agrupamentos de interesse e com que número de horas) nas listas de colocação de agosto, nas de renovação e nas das bolsas de recrutamento do primeiro período, dificilmente (traduzindo para linguagem "chapada na cara": será impossível) se poderá fazer previsões.

No entanto, e para quem pretenda (mesmo assim) ver o que aconteceu em termos de horários e de colocações no concurso anterior, deixo-vos com os links para algumas listas mais relevantes:

- Listas definitivas de colocação - DACL (31 de agosto de 2011)

- Listas definitivas de colocação - Contratação (31 de agosto de 2011)

- Renovações - Contratação (31 de agosto de 2011)

Para além destas listas, também poderá ser interessante, analisar as listas da Bolsa de Recrutamento do 1.º período, que embora constem neste blogue, se encontram melhor organizadas no blogue do Arlindo (cujos links, coloco abaixo):

- BR1 (12 setembro) | BR2 (19 setembro) | BR3 (26 setembro) | BR4 (03 outubro) | BR5 (10 outubro)  | BR6 (17 outubro) | BR7 (24 outubro) | BR8 (31 outubro) | BR9 (07 novembro) | BR10 (14 novembro) | BR11 (21 novembro) | BR12 (28 novembro) | BR13 (28 dezembro)

11 comentários:

  1. Ricardo, sabes bem que faço sempre o "trabalho de casa" antes de concorrer, mas desta vez, em virtude de também ter sido bafejado com 1 zero, já percebi que a única coisa a fazer é procurar organizar as minhas "escolhas" o melhor possível... e depois aguardar calmamente o resultado da "coisa"! ; )

    Não há-de ser nada... e se for, que seja menino p'ra ser cromo da bola com'ó CRonaldo! XD

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Visito frequentemente este blog que muitas vezes me esclareceu,me informou, me confirmou uma interpretação, me serenou a ansiedade...nunca deixei qualquer comentário, mas neste momento não podia deixar de o fazer...num momento em que muitos olham apenas para a sua situação pessoal...muito obrigada pela sua disponibilidade e pela sua visão de conjunto.Todos somos peças de um imenso puzzle...

    Muito obrigada!

    Elsa A.

    ResponderEliminar
  3. Sou PROFESSOR contratado há 12 anos e visito o seu site diariamente e só me ocorre um pensamento: MUITO OBRIGADO pelo seu trabalho que muito me tem ajudado e tranquilizado :)Continue para bem de todos os PROFESSORES!

    ResponderEliminar
  4. Também eu sou contratado há 11 anos, também eu visito este blogue regularmente, também eu estou com o "modo ansiedade" ligado. Só quero agradecer e felicitá-lo pelo seu trabalho verdadeiramente altruísta. Um abraço e boa sorte a nós todos que bem precisamos.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Ricardo, mesmo!!!

    ResponderEliminar
  6. Para HzoLio: Infelizmente o excelente trabalho de casa que costumas fazer é completamente desnecessário este ano. (Quase) Constituirá uma pura perda de tempo.

    Um grande abraço para ti.

    ResponderEliminar
  7. Para Elsa A.: Obrigado. Espero continuar a não desiludir. ;)

    ResponderEliminar
  8. Para Unknown: Espero é que o trabalho seja útil para alguém... Por vezes, parece-me que não é, pois alguns erros continuam a ser cometidos.

    ResponderEliminar
  9. Para Alex: Agradeço as palavras.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Tanto “Umbigo Grande”… tantos e tantas a “ver se se orientam”…
    Afinal, fizeram algo para não ter também chegado a vossa hora?...
    Bem, vejamos uma lista de perguntas às quais devem responder sinceramente, podem responder com sinceridade pois ficam só nas vossas consciências… pois bem aqui vão elas:
    - Informaram os vossos alunos, nos últimos 16 anos, desde a ”maravilhosa” Autonomia das Escolas” de que se pretendia destruir o Sistema de Ensino Público descrebilizando-o?
    - Informaram do mesmo os Encarregados de Educação e explicaram-lhes que a Escola deve ser exigente e ter condições?
    - Sabiam que ao votarem nos partidos do sistema neo-liberal (PSD-PS-CDS), não dando hipótese a outro tipo de governação, estavam a colaborar na destruição do Ensino Público em particular e de Portugal em geral?
    - Algumas vezes pensaram que a moeda de troca de não efectivar os colegas contratados, em troca da criação de mais e mais novos um escalões remuneratórios, não seria mais do que “uma cenoura à frente do…”?
    - Alguma vez pensaram que chegaria um dia em que o sistema neo-liberal vos pagaria com a sua moeda habitual, a da injustiça?
    - Sabiam que no próximo Ano Lectivo de 2012/2013 seriam criadas condições para serem despedidos 40% dos Professores dos Quadro e 90% dos Professores eternamente contratados?
    - Sabiam que no Ano Lectivo de 2013/2014 serão despedidos 70% Professores dos Quadro, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013, bem como 95% dos Professores eternamente contratados, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013?
    - Sabiam que na realidade só se pretende que hajam 10 professores nos Quadros de cada Giga-Agrupamento de Escolas, para chefiarem os Departamentos, sendo que as próprias Direcções das Escolas será efectuada por “colarinhos brancos” que não tenham qualquer formação no Ensino, sendo posteriormente os Professores contratados por empresas paralelas, de lavagem de dinheiro, a 2 ou 3 Euros à Hora Lectiva?
    - Se fosse hoje não olhariam só para o vosso umbigo?...

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Ricardo.

    Queria esclarecer uma dúvida em relação aos intervalos de horários.

    Apesar do decreto-lei aprovado para o concurso, os 4 intervalos existentes no ano passado mantêm-se!?

    Telma

    ResponderEliminar