quinta-feira, 19 de julho de 2012

Alteração na aplicação de manifestação de preferências

Embora este seja um tema que não esteja a ter a devida divulgação nos blogues ou mesmo nos meios de comunicação social, não consigo (em consciência) passar ao lado da alteração que foi implementada ontem (18 de julho e a meio do prazo da manifestação de preferência para mobilidade interna) pela DGAE na plataforma SIGRHE.

Assim, o campo 4.1 (relativo à impossibilidade de atribuição de componente letiva), que aparecia preenchido por defeito (com um "sim" ou "não) e que era responsabilidade das direções das escolas e agrupamentos, passou a ser editável pelos candidatos.

Isto sem existir qualquer aviso no sítio da DGAE, na aplicação ou qualquer alteração ao nível da sinopse...

E quais as implicações desta alteração? Bem... Enquanto antes o campo aparecia automaticamente preenchido, sendo a responsabilidade do envio (ou não) a concurso das escolas, agora essa responsabilidade é transferida para o candidato. Se acho bem? Não... Isto não deveria ocorrer, muito menos sem um aviso ou explicação de quem faz as alterações na aplicação. Se resolve problemas? Sim... Mas cria outros que antes nem sequer se colocavam.

Queriam fazer alterações? Alargavam os prazos e permitiam aos diretores fazerem as coisas de outra forma (em algumas situações, informarem-se melhor) ou pelo menos com mais calma.

7 comentários:

  1. Taqmbém ninguém se apercebeu que nasceu uma escola de terça para quarta feira. eram 921 e passaram a 922. é como os cogumelos, a brotar!

    ResponderEliminar
  2. Mto grave foi a dgae ter dado uma informação na quarta d manhã em como o docente n tinha q concorrer pq o erro tinha sido da escola e esta tinha q arranjar horário,claro está que não passaram um papel, isto foi mesmo no balcão de atendimento.
    À tarde através deste blogue ficou-se a saber q o tal ponto 4 tinha ficado editável pelo docente e agora?Ninguém é responsável por este erro e é impresionante n ter sido divulgado esta alteração!

    ResponderEliminar
  3. Talvez o que vou contar possa explicar esta alteração no campo 4.1:
    Quando eu estava a concorrer, este dito campo aparecia-me já preenchido com um Não, quando sou um dos zeros ... Depois de tentar (um dia inteiro!) ligar para o Cat, desisti e liguei para a minha escola secundária,recentemente agrupada, onde me disseram para colocar o antigo código da escola e não do atual agrupamento ... e o tal campo 4.1 mudou logo para Sim ...

    ResponderEliminar
  4. Eu concorri na quarta feira de manhã e tive de submeter apesar do erro. Segundo o sindicato não teria de me preocupar porque o erro era da plataforma. Desta forma passei para segunda prioridade, isto se me validarem a candidatura. Agora o que poderei fazer??

    ResponderEliminar
  5. Professora há 16 anos, professora de quadro há 11 acho que nunca senti tantas dúvidas, nunca me senti tão confusa, decepcionada, desalentada...
    Neste "jogo" todas as regras podem mudar (e pelos vistos mudam mesmo!) durante o próprio jogo e sem aviso aos "jogadores"!
    Se não vejamos:
    - mudam os códigos e número de escolas a concurso;
    - muda a aplicação (4.1 e o acesso ao "econcursos", caso não tenham notado esta parte da aplicação pura e simplesmente desapareceu!);
    - muda a interpretação que se faz das normas do concurso porque a cada dia há um novo "esclarecimento / nota informativa".
    Muda certamente a nossa vontade de continuar a viver assim, a viver aqui.
    Ah! E quase me esquecia... Nestes quatro dias de inferno que tenho passado muda, também, a resposta à pergunta... Mas afinal tenho ou não de concorrer?
    Força a todos, Isabel Lopes.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite!
    No campo que diz respeito à aceitação de horário caso haja as seis horas de componente letiva, referem-se à escola de origem... Que origem? A de efetivação ou aquela que por nós é responsável desde que fomos destacados?
    Em caso de colocação de um "sim" ou "não", poderemos, aquando da reclamação, alterar este campo, alegando engano da nossa parte?
    Obrigada desde já a quem me souber responder

    ResponderEliminar
  7. Este ano no final da candidatura não foi apresentado o formulário de avaliação. Pena! A alteração da aplicação dos concursos é como o resto... Mau! Assinale-se que a alteração da ordem de preferência das escolas/concelhos/qzp de com o drag-and-drop funciona mal e quem não tiver atenção pode ter nas 1ªs posições as escolas que colocou mais adiante e que entretanto reordenou. Há muitos anos que não perdia tanto tempo para submeter o concurso. Enfim, andamos de cavalo para burro e paga o contribuinte!!!

    ResponderEliminar