terça-feira, 6 de março de 2012

Acordo assinado


Comentário: Como seria expectável, até pela tipologia e hora da reunião, houve acordo entre o MEC e alguns sindicatos relativo ao novo normativo legal que regulamenta os concursos de professores. Conforme pode ser constatado pela leitura do artigo em questão, existiram sindicatos que já assinaram, outros que pediram para assinar mais tarde e a FENPROF que deixou o assunto no éter.

Assim, e para que conste, assinaram o acordo as seguintes organizações sindicais: Federação Nacional do Ensino e Investigação (FENEI), a Federação Portuguesa dos Profissionais da Educação, Ensino, Cultura e Investigação (FEPECI), o Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades (SEPLEU), o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) e o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL).

Três outras organizações, em concreto, a Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), o Sindicato Nacional dos Professores e/ou Formadores Pós-Graduados (SINPROF) e o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU), pediram o adiamento da assinatura da ata.

Ainda não conheço a redação final do futuro diploma, mas estou certo que em breve o colocarei aqui no blogue, para que todos o possamos ler e retirar conclusões acerca da ação sindical.

2 comentários:

  1. Com efeito, perante um acordo que esteve nas mãos dos sindicatos, é triste que nada seja feito pelos contratados com 10 e mais anos de serviço.
    De nada interessa assiduidade a 100%,longe e perto da residência, formações contínuas, mestrado, ... e dedicação total ao ensino.

    Todos os anos a mesma angústia sem sabermos onde vamos parar e sem qualquer garantia de continuar a ter emprego. O que interessa é a aproximação à residência e os meninos dos colégios..porém esses terão sempre emprego.

    Nem que fosse a ganhar um pouco menos mas aos 40 ter 1 emprego estável, é o mínimo para quem tem estado ao serviço das escolas durante todos estes anos.

    ResponderEliminar
  2. Este acordo foi "uma mão cheia de nada"!!! Mera propaganda para quem não sabe como as coisas funcionam... Para mim há duas coisas chocantes e imperdoáveis em termos morais e sociais: o MEC continuar a contratar professores há mais de 10, 15, 20 anos sem os admitir nos seus quadros (como é exigido nos outros ministérios e nas empresas públicas e privadas)e permitir que continue a pouca vergonha das contratações "à medida" nas escolas TEIP e CA. E pensar que os sindicatos, em especial a FNE, assinaram este acordo faz-me sentir uma enorme revolta!!!

    ResponderEliminar