sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Extinção das DRE´s


Comentário: Perdoem-me que não fique feliz com esta medida... Os motivos são pessoais e dois deles prendem-se com o facto de ser professor do ensino básico e secundário e não me encontrar a trabalhar próximo do Porto ou Lisboa. Bem sei que existe gente a mais nas DRE´s, que alguns deles só lá estão a "encher pneus", que muitas decisões demoram meses a chegar e as discrepâncias entre DRE`s para o mesmo tema são grandes, etc. Eu sei disso tudo... Mas já expliquei que transitar poderes intermédios para estruturas locais (as escolas e por relação directa, as Câmaras Municipais) poderá conduzir a arbitrariedades maiores. Mas já explorei este tema demasiadas vezes e quem aqui vem sabe que eu sou contra a extinção pura das DRE´s.

Falta muito por explicar, ou seja, de que forma se vai processar a simplificação administrativa que visa dar maior autonomia às escolas. Teremos de estar atentos para ver o que vai "transitar" efectivamente para as escolas.

6 comentários:

  1. Miguel, não se trata de extinção pura das DRE. Trata-se da substituição por estruturas mais ligeiras... esperemos que sejam ligeiras... muito ligeiras.

    ResponderEliminar
  2. ligeira, + autonomia às escolas= factor C ao rubro

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o anónimo. Fim dos concursos e factor C.

    ResponderEliminar
  4. Regionalização, "Joães Jardins", a campear por esse país fora; é coisa que me assusta, tremendamente.Não temos a cultura da isenção e do reconhecimento do mérito (como acontece nos países nórdicos e outros). Os séculos de um liberalismo bacoco, de uma 1ª república fracassada, de uma longa ditadura e de uma democracia de cravos produziram uma sociedade mediocre com dirigentes corruptos. O fim das DRE´S não me anima, embora, fossem um desperdício.

    ResponderEliminar
  5. É esperar para ver... Mas não estou a ver a relação entre a existência das DREs e o facto de se leccionar numa escola do Porto ou Lisboa; nessas cidades, as escolas comunicam com as direcções regionais utilizando os mesmos meios que as escolas afastadas das grandes cidades.

    ResponderEliminar
  6. Sou professor numa escola profissional e costumava entregar a documentação para contagem de tempo de serviço na DRE da minha área de residência...com esta nova medida, alguém me sabe informar onde posso agora fazêlo?

    ResponderEliminar