terça-feira, 7 de setembro de 2010

Recurso útil para partilha de materiais.

Estes últimos dias tenho-me deparado com o eterno problema com a partilha de materiais entre colegas... São as pendrives que têm pouca capacidade... É o correio electrónico que não tem capacidade... São ficheiros que se perdem entre transferências... Bem, existem mais possibilidades, mas esta foram as honestas. Depois há as justificações "malandras", mas a "malandros" não se partilham materiais.

Adiante.

Existem diversos recursos por essa internet fora que permitem a partilha (envio e recepção) segura de materiais didácticos (o Dropbox é o mais conhecido de todos). Mas... Por qualquer motivo vem sempre a expressão: "Dá muito trabalho". Não dá, mas também não interessa.

Vamos então ao que interessa. Existe um recurso que utilizo com alguma regularidade, que classifico como excelente, e que é óptimo para esta fase do ano. A designação? SizableSend.com...

(cliquem na imagem para aceder ao sítio na internet)


Uma vez no "SizableSend.com", a "coisa" é tão fácil que até dá vontade de rir. Colocam o vosso email, o email do colega para o qual querem enviar os ficheiros, e é só anexar as pastas do vosso computador (com Powerpoint´s, doc´s, etc.) que queiram partilhar. Cada ficheiro individual pode ter até 2 GB, e no máximo podem fazer o upload de 10 ficheiros individuais de 2 GB (ou seja, no total, podem enviar 20 GB).

Nota: Os ficheiros estarão disponíveis (para o colega para o qual colocaram o email) durante cerca de 30 dias.

O vosso destinatário, irá receber uma mensagem na caixa de correio electrónico com um link que deve clicar para aceder ao(s) ficheiro(s). É só isto!

Resta dizer que existem algumas opções interessantes, como enviar para mais de um destinatário, colocar uma password e até mesmo eliminar os ficheiros após o download. Mas para quem não quer ter muito trabalho ou percebe pouco de internet nem vale a pena perder tempo com estas opções.

Espero ter ajudado...

Nota: Aproveitem e experimentem os botões das redes sociais (que se encontram logo após o título do post) para divulgar esta aplicação pelos vossos colegas e amigos.

5 comentários:

  1. Tu és GRANDE! Ainda estou pra descobrir o que é que tu não dominas. ;D

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela partilha. Vou divulgar.

    citizen

    ResponderEliminar
  3. Pois é, Ricardo, meti-me a fazer experiências com o SizableSend mas o meu AVG Internet Security não me deu hipóteses; de 4 ficheiros partilhados só me chegou o link para 1, e quando tentei fazer o download o AVG abriu-me uma sequência de 3 janelas: "Threat detected", "Malware removal" e (depois de seleccionar “Quarentine”) "Reboot your computer". Pode ser um falso positivo, mas por enquanto vou continuar com a Dropbox. Muitos beijinhos e obrigada, e já agora votos de um bom ano para ti, que bem mereces! Cristina

    ResponderEliminar
  4. Para CHRIS: Nunca me aconteceu aquilo que relataste no teu comentário... Desconhecia essa possibilidade, no entanto, fica o alerta.

    Para já, e com o antivirus da Microsoft não tive esse problema.

    Um excelente ano de trabalho para ti também.

    ResponderEliminar